Disciplina Curricular

Delineamento e Análise Experimental em Ecologia DAEEcol

Doutoramento Bolonha em Biologia - DB 2008-2009

Contextos

Grupo: DB 2008-2009 > 3º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Área Científica de Matemática

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Desenvolvimento da capacidade de identificar as componentes lógicas no processo de investigação em ecologia. Desenvolvimento da capacidade de delinear, analisar e interpretar experiências em Ecologia utilizando técnicas de análise univariada e multivariada. Desenvolvimento de espírito crítico no sentido de discutir a adequação de uma experiência a um determinado problema biológico e a interpretação de resultados experimentais. Desenvolvimento da destreza linguística no inglês através da leitura de artigos científicos, da destreza informática na análise de dados, da destreza em tecnologias de informação e comunicação, e da capacidade de utilização da plataforma de ensino on-line da Universidade de Évora. Desenvolvimento da capacidade de trabalhar em equipa.

Programa

Conteúdo - Concepção lógica de experiências: das observações à interpretação de experiências. - Problemas em experiências mal delineadas: falta de replicação, falta de controlos, pseudo-replicação no espaço e no tempo, experiências confundidas, falta de independência. Estudos univariados -Experiências controladas em laboratório; estudos manipulativos e não manipulativos no terreno que integram variabilidade espacial e temporal em diferentes escalas, utilizando análise de variância (ANOVA multifactorial com delineamentos ortogonais e/ou aninhados, e factores fixos e/ou aleatórios). - Análise da potência de um teste; e utilização da potência para planear uma experiência. - Avaliação de impactes ambientais, utilizando análises assimétricas (delineamento “Beyond BACI”). - Correlação e Regressão linear simples e múltipla. Estudos multivariados (ex.: padrões de estrutura de comunidades) utilizando: - técnicas de classificação e ordenação de dados biológicos e ambientais; - testes de hipóteses multivariadas; - relação entre padrões multivariados biológicos e ambientais. Métodos de ensino Aulas teóricas seguidas de aulas práticas em que se faz a aplicação da matéria teórica a casos práticos, com utilização de software apropriado. Aulas práticas de discussão e apresentação de propostas de resolução de problemas ecológicos através do delineamento de experiências (trabalho em grupo) Aulas práticas de análise e interpretação de resultados experimentais (com base em artigos científicos) (trabalho em grupo) Resolução individual de problemas de delineamento e interpretação de experiências (trabalho de casa) e interacção com o docente por via electrónica.

Métodos de ensino e avaliação

Participação em discussões; elaboração, apresentação e discussão de trabalhos. Trabalho individual de resolução de problemas através do delineamento de experiências e de análise e interpretação de resultados experimentais (trabalho de casa e testes de frequência).

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1º semestre

2022/2023 - 1º semestre

2021/2022 - 1º semestre

2020/2021 - 1º semestre