Disciplina Curricular
Métodos em Investigação Aplicada MIA
Doutoramento Bolonha em Engenharia Florestal e dos Recursos Naturais - DEFRN 2009-2010
Contextos
Grupo: DEFRN 2009-2010 > 3º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > 1º Ano
Período:
Grupo: DEFRN 2009-2010 > 3º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > 1º Ano
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Destinado a alunos de Doutoramento, os objetivos de aprendizagem desta unidade curricular são os de fornecer aos alunos conceitos e ferramentas que lhes permitam desenvolver competências de espírito crítico sobre a investigação que estão a desenvolver (ou que irão desenvolver) a partir do conhecimento dos mais importantes fundamentos teóricos da investigação. Estes conceitos e ferramentas permitirão uma adequada formulação do problema e das questões de investigação, bem como o desenvolvimento de competências em relação ao processo e planos de investigação com discussão das várias etapas, desde a formulação das hipóteses, à amostragem ou delineamento das experiências e aos métodos e técnicas mais apropriadas para a recolha e tratamento dos dados.
Programa
O método científico: as abordagens dedutivas e indutivas Os métodos e as etapas da investigação A revisão da literatura e as questões da forma dos artigos A definição do problema e das questões de investigação A elaboração do diagrama conceptual A formulação da hipótese estatística Definição e tipos de variáveis Delineamento de amostragens e de experiências A recolha de dados A análise estatística dos dados As conclusões da investigação e a resposta às questões formuladas A análise crítica final
Métodos de ensino e avaliação
As aulas desenvolvem-se com uma primeira componente teórica onde são enunciados alguns fundamentos teóricos e desenvolvidos os conceitos essenciais em cada uma das etapas de investigação. A segunda componente refere-se a casos práticos trazidos pelos alunos e discutidos em conjunto. Nesta componente há uma análise crítica sobre o caso em análise, mas beneficia todos os outros por comparação. A avaliação é feita em duas etapas: na primeira o aluno apresenta na aula uma proposta de investigação com todas as etapas referidas e faz-se uma discussão coletiva sobre a sua coerência, com eventuais sugestões de mudança. Em seguida, e depois de sessões de interação com os alunos (individualmente ou em pequenos grupos) os alunos fazem individualmente uma proposta de investigação (escrita em inglês) onde seguem as etapas discutidas. A avaliação é feita através da apreciação do progresso do aluno no domínio das ferramentas e abordagens da metodologia de investigação pela sua participação nas discussões, na apresentação intercalar e na proposta final.