Disciplina Curricular
Projeto de Arquitectura Paisagista I PdAPI
Licenciatura Bolonha em Arquitectura Paisagista - LAP 2025-2026
Contextos
Grupo: LAP 2025-2026 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares
Período:
Peso
12.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Iniciação ao Projeto de Arquitetura Paisagista: Desenvolver a capacidade de ler, interpretar, e conhecer o espaço, integrando informações preceptivas e analíticas, valorizando a especificidade e singularidade de cada paisagem. Desenvolvimento do espírito crítico num conhecimento integrado da paisagem, destacando questões físicas, espaciais e processuais - dinâmica e funcionamento dos sistemas naturais e artificializados que a integram. Exercitar a capacidade de comunicação do projeto em vários momentos de abordagem, desde as estratégias mais abstratas, (ex. instalação) até às convencionais - planta, corte/alçado, perspetiva e maqueta. Manipulação de diferentes escalas de trabalho permitindo exercitar pressupostos de ancoragem do projeto, a diferentes níveis de resolução e os seus contributos imbricados para a formulação de um conceito de trabalho, internamente coerente. O processo de composição espacial e a formalização, enquanto linguagem de comunicação de uma ideia/conceito e da relação com um contexto.
Programa
Desenvolvimento de um exercício projetual ao longo do semestre com abordagem intencionalmente faseada, (5 fases ) permitindo a tomada de consciência da metodologia e em torno do qual são trabalhados alguns conceitos e atributos do projeto de arquitetura paisagista: 1 Alguns conceitos básicos na leitura, interpretação e composição da paisagem- Perceções sensoriais e intuitivas e sua importância como alimento do processo criativo; A especificidade e singularidade do sítio; A análise formal e espacial- conceitos de Estrutura, Morfologia, Fisiografia, Malha, e Tecido. Noção de Escala e Nível de Resolução, Margem e Limite; A análise espácio-temporal-Noção de Fluxo, Intensidade, Direção/Sentido, Aceleração, Frequência; 2 A representação como forma de mediação na compreensão e comunicação dos conteúdos da Paisagem: As relações básicas estabelecidas ao nível dos elementos da composição e sua organização como forma de comunicação de um objetivo conceptual; 3 A Diferenciação das Fases de abordagem ao projeto de Arquitetura Paisagista; 4 A Modelação de Terreno como forma estruturante de manipulação da configuração espacial e processo de elaboração técnica; 5 Os Materiais tradicionais essenciais e sua aplicação na resolução do exercício projetual a desenvolver ao longo do semestre: Principais pavimentos, estereotomia, características, adequabilidades e aplicação.
Métodos de ensino e avaliação
A Avaliação é feita continuamente em regime tutorial ao longo de todas as aulas diferenciando-se adicionalmente 5 momentos de avaliação (Fases) de aproximação sucessiva e desenvolvimento do exercício projetual lançado em cada semestre. Em cada uma das fases- Chegar e Experienciar, Descobrir e Narrar, Escolher e Reinventar; Traduzir e Programar, Configurar e Simular - o aluno responde a um conjunto de trabalhos e objetivos previamente definidos. A avaliação final é realizada individualmente durante o período de exames e corresponde à síntese dos trabalhos desenvolvidos ao longo do semestre. A aprovação à disciplina implica a apresentação de trabalhos em todas as fases e nota média igual ou superior a 9,5.