Disciplina Curricular
Projeto de Arquitectura Paisagista II PdAPI
Licenciatura Bolonha em Arquitectura Paisagista - LAP 2025-2026
Contextos
Grupo: LAP 2025-2026 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Entendimento, e comparação de vários métodos de perceção, análise e programação da paisagem implicando uma seleção e adaptação em função da qualidade e especificidade do “objeto” /Paisagem. O desenvolvimento da capacidade de interpretação crítica do espaço/paisagem utilizando a linguagem iconográfica e audiovisual, enquanto processos mediadores no entendimento do sítio, conceptualização e programação da paisagem; Exploração de diferentes formas de representação da paisagem, dando especial relevância às diagramáticas e sistemas notacionais como forma linguagem estruturada, sintética e seletiva que relaciona espaço e tempo. Dar conhecimento e suscitar a utilização de várias ferramentas auxiliares e dos processos da sua articulação, na análise, conceptualização e espacialização do projeto. Entendimento do nível de abordagem e forma de concretização de um programa de intervenção: analogias com projetos contemporâneos de tipologias / temáticas similares ao exercício de projeto desenvolvido ao longo do semestre. Capacidade de seleção de exemplos de referência ao nível de um programa de intervenção. Identificação de programas de intervenção que conciliam pressupostos arquitetónicos e de sustentabilidade – o papel único da água enquanto motor da paisagem; Capacidade de desenvolvimento e formalização do projeto, ao nível de um Estudo prévio
Programa
Desenvolvimento de um exercício projetual ao longo do semestre com abordagem intencionalmente faseada, (5 fases) permitindo a tomada de consciência da metodologia e em torno do qual são trabalhados alguns conceitos e metodologias do projeto de arquitetura paisagista: 1. A corporeidade e processos da paisagem - A especificidade do sítio grande indutor da conceção da Paisagem; Estruturas e infraestruturas da Paisagem, a correlação entre sistemas naturais e artificializados; 2. A água enquanto conteúdo natural matricial na construção da paisagem - o papel exclusivo na regeneração e recomposição do sistema urbano; A dimensão estratégica do desenho urbano a partir da água- aplicações ao projeto de arquitetura Paisagista; 3. A metodologia do Projeto de Arquitetura Paisagista- Algumas ferramentas auxiliares no processo de interpretação, compreensão, e gestão da Paisagem- Unidades de Paisagem, Sequências Lineares e Tipologia. A articulação de diferentes ferramentas no processo de interpretação e conceção da Paisagem, na relação com o contexto e dinâmica temporal- a abordagem vertical e horizontal; A Linguagem Notacional e diagramática enquanto estratégias mediadoras - aplicações ao projeto de Arquitetura Paisagista.
Métodos de ensino e avaliação
A Avaliação é feita continuamente em regime tutorial ao longo de todas as aulas diferenciando-se adicionalmente 5 momentos de avaliação (Fases) de aproximação sucessiva e desenvolvimento do exercício projetual lançado em cada semestre. Em cada uma das fases- Chegar e Experienciar, Descobrir e Narrar, Escolher e Reinventar; Traduzir e Programar, Configurar e Simular - o aluno responde a um conjunto de trabalhos e objetivos previamente definidos. A avaliação final é realizada individualmente durante o período de exames e corresponde à síntese dos trabalhos desenvolvidos ao longo do semestre. A aprovação à disciplina implica a apresentação de trabalhos em todas as fases e nota média igual ou superior a 9,5.