Disciplina Curricular
Desenho de Comunicação DesCom
Licenciatura Bolonha em Arquitectura Paisagista - LAP 2010-2011
Contextos
Grupo: LAP 2010-2011 > 1º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
8.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Componente teórica: Desenvolver uma atitude critica pessoal na leitura/interpretação de imagens/objetos artísticos, assim como um suporte linguístico que sustente esse posicionamento. Fomentar o uso do Diário Gráfico tornando visível o envolvimento, as inquietações e a necessidade comunicar gráfica e oralmente a capacidade inventiva. Componente prática: aprender a ver e aprender vendo. Desenhar conscientemente a medida das coisas e do espaço/paisagem, assim como a expressão da sua aparência visual/táctil. Organizar pessoalmente as perceções, para poder comunicar graficamente o ver e o sentir. Desenvolver o discernimento visual e a destreza manual, na tentativa de sincronizar pensamento e registo.
Programa
1. Componente teórica: o que é e onde está o desenho? Leitura e comentário de textos considerados pertinentes na descoberta do “lugar do desenho” e da sua imanência em todas as fases da atividade projetual aplicada. Visualização, por meios áudio visuais, livros, reproduções, etc, os trabalhos de autores consagrados. Acompanhamento dos diários gráficos em processo. 2. Componente prática; representação gráfica da escala do corpo e da sua relação com a arquitetura e o espaço/paisagem.: o cubo como síntese da arquitetura e o panejamento, como simulacro da paisagem. Interação cubo/ panejamento, como paradigma do conceito aberto da Arquitetura paisagista. 3. Modos de ver, modos de fazer: Exercícios conceptuais de leitura e aplicação de tramas, enquanto sinal gráfico que por repetição, traduz uma superfície e a sua posição espacial. Cópia dos mestres: experienciar uma ação decorrente da Leitura/interpretação de uma representação de paisagem. Enquadramento, composição e hierarquia da linha (sinal gráfico), como potenciadora das noções de espaço/campo visual e das propriedades essenciais na representação do espaço/paisagem.
Métodos de ensino e avaliação
Avaliação contínua. Na componente teórica são realizadas dois testes: 1 - Leitura e comentário escrito a textos distribuídos pelo docente. 2 - Apreciação e acompanhamento dos Diários Gráficos em progresso. São considerados os seguintes parâmetros: nível de aprendizagem, dedicação e evolução. Assiduidade, pontualidade, participação nas aulas e cumprimento dos prazos. No final do semestre, entrega de um portfolio contendo uma selecção criteriosa dos exemplos mais significativos do trabalho desenvolvido, organizado cronologicamente, com os enunciados dos exercícios apresentados (tema/objectivos/modo de operar).