Disciplina Curricular

Desenho Des

Licenciatura Bolonha em Arquitectura Paisagista - LAP 2023-2024

Contextos

Grupo: LAP 2023-2024 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Disponibilidade mental e entrega, conducentes ao entendimento do Desenho e as suas competências no âmbito dos fundamentos teóricos e práticos do desenho linguagem suporte conceptual e expressivo na construção de um pensamento devir Arquitectura Paisagista. Discernimento visual que possibilite a apreensão do visível e do inteligível, tornando consciente o objecto e a sua circunstancia. Expressão gráfica resultante das relações mental/físico, olho/mão, por forma a comunicar conscientemente a evidência da ideia/objecto.

Programa

Apreensão e representação gráfica de objectos à escala da mão,. Representação gráfica do fragmento de figura humana mão em diferentes modos operativos, nomeadamente; observação convencional e Método Americano. Representação gráfica de fragmento de figura humana, Rosto, de frente e de perfil. Desenho de observação de fragmento de figura humana sentada, total ou parcial. Introdução ao estudo do panejamento. Figura Humana na sua relação com o espaço paisagem. Introdução à representação gráfica do espaço exterior /paisagem, rural e urbana.

Métodos de ensino e avaliação

A avaliação é contínua baseada na elaboração de um portefólio e no preenchimento de um diário gráfico. No decorrer do semestre estão previstas quatro avaliações individuais (ponto de situação) do portefólio e diário gráfico em curso. A entrega do portefólio para avaliação deverá ser entendida, como a expressão da consciência adquirida pela experiência prática perante os problemas expostos ao longo do semestre. Por esta razão, ponderar-se-ão, três tipos de factores: 1. Avaliação contínua: acompanhamento crítico ao trabalho desenvolvido em cada aula; avaliações das entregas intercalares; 2. Factores directamente associados ao portefólio: qualidade das respostas aos problemas enunciados; coerência global dos conteúdos enquanto registo de um percurso de evolução; qualidade dos textos (síntese e clareza). 3. Factores directamente associados ao diário gráfico:qualidade das respostas aos problemas propostos; persistência nos temas como sinal de exigência e autocrítica, relação dos temas com a arquitectura paisagista;variedade das técnicas e expressão gráficas; A organização do portefólio deverá respeitar uma estrutura coerente que facilite a comunicação daquilo que o aluno apresenta que a seguir se descreve. A composição dos elementos escritos (dimensão, posição e impacto) deverá corresponder a uma clara hierarquia da informação. selecção – Só deverão ser entregues os exemplos que melhor atinjam os objectivos de cada exercício, rejeitando-se a redundância (entrega excessiva, muitas vezes de todos os exemplos elaborados ao longo dos exercícios, onde coexistem exemplos de qualidade muito díspar). Pretende-se porém que entreguem em anexo, todas as tentativas falhadas, como amostra de um percurso evolutivo. Textos-cada exercício deverá ser precedido por uma folha A4, que se configura como um separador, com a identificação e descrição sumária do seu enunciado. Só serão admitidos a exame final os alunos que apresentaram trabalho nas quatro avaliações intercalares e com classificação não inferior a 9 valores na última apresentação.

Disciplinas Execução

2024/2025 - 1º semestre

2023/2024 - 1º semestre