Disciplina Curricular

Geociências Geo

Licenciatura Bolonha em Arquitectura Paisagista - LAP 2023-2024

Contextos

Grupo: LAP 2023-2024 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Aquisição de conhecimentos fundamentais de Geologia/Litologia e Hidrogeologia para que os alunos compreendam a dinâmica da zona superficial da Litosfera, adquiram competências para a identificação das rochas mais representativas e da sua alteração na crusta de meteorização, originando produtos constituintes dos sedimentos e solos, bem como noções básicas sobre as condicionantes geológicas da paisagem como um sistema dinâmico e os fatores litológicos e estruturais associados a processos erosivos. Pretende-se também que os alunos adquiram os fundamentos de Hidrogeologia, em particular a porosidade e permeabilidade das formações geológicas e as implicações ao nível da alimentação dos aquíferos e da sua suscetibilidade em função das atividades humanas, bem como o estudo das unidades Hidrogeológicas de Portugal para que os alunos percebam a importância da água subterrânea no País.

Programa

Princípios de Geologia. Génese e classificação das rochas magmáticas, sedimentares e metamórficas. Estrutura e tectónica – deformação das rochas. Tempo geológico, escala estratigráfica. Geologia e litologia de Portugal. Cartografia geológica. Características químico-estruturais das fases sólidas comuns nas rochas e crusta de meteorização. Meteorização- mecanismos e processos e fases sólidas associadas. Processos de meteorização e grandes regiões climáticas. Noções básicas sobre as condicionantes geológicas da paisagem e os fatores litológicos e estruturais associados a processos erosivos em vertentes. Noções de hidrogeologia. Importância da água subterrânea e papel da geologia. Porosidade e permeabilidade das formações geológicas. Aquíferos: tipo, proteção (uso do solo), qualidade e quantidade da água. Classificação hidrogeológica das rochas. Recursos Hídricos: grandes unidades hidrogeológicas portuguesas. Sistemas de aquíferos portugueses.

Métodos de ensino e avaliação

O ensino decorre em aulas teórico-práticas, que visam a transmissão de conhecimentos de base de geociências para o estudo integrado da paisagem, implicando a capacidade crítica e interpretativa e o fornecimento de técnicas básicas e dos materiais necessários, que permitam a recolha, seleção e integração de informação relativa à compreensão dos processos naturais. Avaliação periódica ou por exame final: - Avaliação periódica: dois testes e relatórios de trabalhos práticos; Dispensa de exame: nota mínima em cada um dos dois testes ≥8; Dispensa de exame parcial: nota mínima num dos testes ≥8; Classificação final por avaliação periódica: 80% Testes + 20% Relatórios práticos Classificação por exame final: 100% nota do exame.

Disciplinas Execução

2024/2025 - 1º semestre

2023/2024 - 1º semestre