Disciplina Curricular

Projecto de Arquitectura Paisagista I PAP_I

Licenciatura Bolonha em Arquitectura Paisagista - LAP 2023-2024

Contextos

Grupo: LAP 2023-2024 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares

Período:

Peso

12.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Iniciação ao Projecto de Arquitectura Paisagista: Desenvolver a capacidade de ler, interpretar, e conhecer o espaço, integrando informações preceptivas e analíticas, valorizando a especificidade e singularidade de cada paisagem. Desenvolvimento do espírito crítico num conhecimento integrado da paisagem, destacando questões físicas, espaciais e processuais - dinâmica e funcionamento dos sistemas naturais e artificializados que a integram. Exercitar a capacidade de comunicação do projecto em vários momentos de abordagem, desde as estratégias mais abstractas, (ex; instalação e vídeo) até às convencionais - planta, corte/alçado, perspectiva e maqueta. Manipulação de diferentes escalas de trabalho permitindo exercitar pressupostos de ancoragem do projecto, a diferentes níveis de resolução e os seus contributos imbricados para a formulação de um conceito de trabalho, internamente coerente. O processo de composição espacial e a formalização, enquanto linguagem na comunicação de uma ideia/conceito.

Programa

1 Conceitos básicos na leitura, interpretação e composição da paisagem Perceções sensoriais e intuitivas e sua importância como alimento do processo criativo. A especificidade e singularidade do sítio A análise formal e espacial: conceitos de Estrutura Morfologia, Fisiografia, Malha, e Tecido. Noção de Escala e nível de Resolução, Contexto Margem e Limite A análise espacio-temporal. Noção de Fluxo, Intensidade, Direcção/Sentido, Aceleração, Frequência. 2 A representação como forma de mediação na compreensão e comunicação dos conteúdos da Paisagem. As relações básicas estabelecidas ao nível dos elementos da composição e sua organização como forma de comunicação de um objectivo conceptual 3 Diferenciação das fases de abordagem ao projecto de Arq. Paisagista 4 Modelação de Terreno como forma estruturante de manipulação da configuração espacial e processo de elaboração técnica. 5 Materiais tradicionais essenciais e sua aplicação. Principais pavimentos, estereotomia características, adequabilidades e aplicação.

Métodos de ensino e avaliação

A metodologia do ensino do Projecto de Arquitectura Paisagista tem sido objeto da nossa reflexão desde há largos anos, permitindo delinear uma metodologia própria, ajustada e atualizada ao longo da nossa docência, por experiência adquirida, intuição e investigação de bibliografia incluindo a realizada durante o meu doutoramento, sobre conceitos operativos na leitura do sítio. A metodologia seguidamente detalhada pressupõe o ensino do projecto a partir de uma relação direta e tutorial com os alunos. Esta baseia-se na transmissão de reflexões, na experiência do desenho como principal elo de ligação na comunicação de conceitos e objetivos plásticos/arquitectónicos e, na transferência de experiência de natureza profissional, e procedimentos na área projectual. A metodologia inclui 5 momentos distintos de aproximação sucessiva e concretização do projecto. A avaliação realizada é implicitamente contínua e repartida por 6 momentos ao longo do semestre, correspondendo às várias fases de desenvolvimento, bem como uma avaliação final.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 2º semestre