Disciplina Curricular
Desenho de Comunicação DesCom
Licenciatura Bolonha em Arquitectura Paisagista - LAP 2023-2024
Contextos
Grupo: LAP 2023-2024 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Componente teórica: Desenvolver uma atitude critica pessoal na leitura/interpretação de imagens/objectos artísticos, assim como um suporte linguístico que sustente esse posicionamento. Fomentar o uso do Diário Gráfico tornando visível; o envolvimento, as inquietações e a necessidade comunicar gráfica e oralmente a capacidade inventiva. Componente prática: aprender a ver e aprender vendo. Desenhar conscientemente a medida das coisas e do espaço/paisagem, assim como a expressão da sua aparência visual/táctil. Organizar pessoalmente as percepções, para poder comunicar graficamente o ver e o sentir. Desenvolver o discernimento visual e a destreza manual, na tentativa de sincronizar pensamento e registo.
Programa
Componente teórica: o que é e onde está o desenho? Leitura e comentário de textos considerados pertinentes na descoberta do “lugar do desenho” e da sua imanência em todas as fases da actividade projectual aplicada. Visualização, por meios áudio visuais, livros, reproduções, etc, os trabalhos de autores consagrados. Acompanhamento dos diários gráficos em processo. Componente prática; representação gráfica da escala do corpo e da sua relação com a arquitectura e o espaço/paisagem.: o cubo como síntese da arquitectura e o panejamento, como simulacro da paisagem. Interacção cubo/ panejamento, como paradigma do conceito aberto da Arquitectura paisagista. Modos de ver, modos de fazer: Exercícios conceptuais de leitura e aplicação de tramas, enquanto sinal gráfico que por repetição, traduz uma superfície e a sua posição espacial. Cópia dos mestres: experienciar uma acção decorrente da Leitura/interpretação de uma representação de paisagem. Enquadramento, composição e hierarquia da linha (sinal gráfico), como potenciadora das noções de espaço/campo visual e das propriedades essenciais na representação do espaço/paisagem.
Métodos de ensino e avaliação
A avaliação é contínua baseada na elaboração de um caderno A4 que se constitui como portefólio dos exercícios obrigatórios e diário gráfico com temas livres e/ou propostos. No decorrer do semestre estão previstas quatro avaliações individuais (ponto de situação) do caderno A4 em curso. As datas destas avaliações intercalares são definidas na aula de apresentação, sendo que a última coincide com a data da 1º chamada de exame final da disciplina. Na 2ª chamada de exame será entregue a versão definitiva do portefólio e do diário gráfico. Caderno A4 (29,7 x 21 cm) – estrutura e critérios de avaliação A entrega do caderno A4 para avaliação deverá ser entendida, como a expressão da consciência adquirida pela experiência prática perante os problemas expostos ao longo do semestre. Por esta razão, ponderar-se-ão, três tipos de factores: 1. Avaliação contínua: acompanhamento crítico ao trabalho desenvolvido em cada aula;avaliações das entregas intercalares; 2. Factores directamente associados à componente exercícios obrigatórios: qualidade das respostas aos problemas enunciados; coerência global dos conteúdos enquanto registo de um percurso de evolução; qualidade dos textos (síntese e clareza); resposta à totalidade dos exercícios; qualidade do grafismo e coerência deste em função do seu propósito; 3. Factores directamente associados à componente diário gráfico: qualidade das respostas aos problemas propostos; originalidade dos referentes gráficos enquanto registos de uma expressão pessoal;persistência nos temas como sinal de exigência e autocrítica; relação dos temas com a arquitectura paisagista; variedade das técnicas e expressão gráficas; 4. Articulação exercícios obrigatórios com diário gráfico – os desenhos resultado dos exercícios obrigatórios e os desenhos livres (diário gráfico) podem estar intercalados sequencialmente ou reservando, no caderno, um espaço para cada uma das situações. Só serão admitidos a exame final os alunos que apresentaram trabalho nas quatro avaliações intercalares e com classificação não inferior a 9 valores na última apresentação. A obtenção de nota igual ou superior a 10 valores é necessária para aprovação à U.C.