Disciplina Curricular

História e Teoria da Arte dos Jardins HTAJ

Licenciatura Bolonha em Arquitectura Paisagista - LAP 2023-2024

Contextos

Grupo: LAP 2023-2024 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Objetivos: 1 - Despertar o interesse por informação histórica; 2 - Exercitar a capacidade interpretativa e o espírito crítico da marca da humanidade na paisagem cultural; 3 - Induzir o gosto pela arte de jardins e sua história internacional; 4 - Ensinar métodos de pesquisa histórica; 5- Identificar e interpretar os estilos e tipologias de jardins da Antiguidade ao século XXI. Saber reconhecer a qualidade artística de uma peça é uma etapa do trabalho do historiador que exige informação cronológica e histórica. A interpretação do jardim como obra de arte não sendo suficiente para a sua caracterização, o aluno deve conhecer os processos naturais que dentro do jardim levam a um equilíbrio ecológico. Para que um jardim adquira a qualidade de ser histórico tem que ser duradouro e a capacidade de se manter por mais décadas e para além séculos está diretamente relacionada com o seu equilíbrio ecológico e com a sua qualidade artística. Estes dois factores são amplamente explorados nesta UC.

Programa

A expressão da arte paisagista nos seguintes períodos históricos: I. Da Pré-História até final do século XVII 1. Pré-História: Neolítico 2. Médio Oriente e Jardim Persa 3. Expressão islâmica no Oriente: Índia – Império Mogul 4. Expressão islâmica no Ocidente: Espanha - Andaluzia Civilizações Orientais: 5. Oriente e os jardins Japoneses Civilizações Ocidentais: 6. Antigo Egito 7. Grécia Antiga 8. Império Romano 9. Idade Média na Europa 10. Renascimento em Itália 11. O Renascimento fora de Itália 12. Itália: Maneirismo e Barroco 13. Jardim Barroco em França (Le Nôtre) 14. Jardins Barrocos na Europa II. Evolução da Paisagem Moderna (séculos XVIII-XX): 15. Classicismo Ocidental: século XVIII e Escola Chinesa no século XVIII 16. Inglaterra nos séculos XVII-XVIII: jardim inglês 17. Europa século XIX: jardins românticos, jardins pitorescos. 18. E.U.A. século XIX: o “Park Movement” 19. Século XX – Europa: o Modernismo e Pós-Modernismo 20. Século XX – E.U.A: o Modernismo e o Pós-Modernismo

Métodos de ensino e avaliação

As aulas teóricas decorrem com utilização do método expositivo e em sala de aula equipada com datashow, em que a docente apresenta oralmente a matéria e os alunos absorvem a informação, colocam questões e vão sendo chamados a confirmar a informação. São projetados slides de PowerPoint com textos e imagens sobre cada época, contribuindo para alcançar os objetivos de criação de um banco de imagens na memória do aluno. Nas aulas teórico-práticas decorre a orientação dos trabalhos de grupo sobre jardins históricos europeus. A avaliação individual (70%) de conhecimentos consistirá em: - Média dos Testes ou Exame Final de avaliação teórica (40%); - Avaliação contínua da teórica/prática: participação, proatividade e assiduidade (10%) - Apresentação oral individual do trabalho de grupo (20%). A avaliação prática de grupo (30%) consistirá em: - Trabalho escrito de 10 pp. (25%), - Poster A1 (5%). A nota mínima para todas as componentes da nota é 10/20 valores.

Disciplinas Execução

2024/2025 - 1º semestre

2023/2024 - 1º semestre