Disciplina Curricular
Projecto de Arquitectura Paisagista II PAP_II
Licenciatura Bolonha em Arquitectura Paisagista - LAP 2023-2024
Contextos
Grupo: LAP 2023-2024 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares
Período:
Peso
9.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Entendimento, e comparação de vários métodos de perceção, análise e programação da paisagem implicando uma seleção e adaptação do método/métodos em função da qualidade e especificidade do “objeto”/Paisagem; O desenvolvimento da capacidade de interpretação crítica do espaço/paisagem utilizando a linguagem iconográfica e audiovisual, enquanto processos mediadores no entendimento do sítio, conceptualização e programação da paisagem; Exploração de diferentes formas de representação da paisagem, dando especial relevância às diagramáticas e sistemas notacionais como forma linguagem estruturada, sintética e selectiva. Dar conhecimento e suscitar a utilização de várias ferramentas auxiliares e dos processos da sua articulação, na conceptualização e elaboração do projecto. Definição aprofundada de um programa de intervenção: analogias e crítica de projectos contemporâneos de tipologias similares. Programas de intervenção que conciliam pressupostos arquitectónicos e de sustentabilidade – o papel único da água enquanto motor da paisagem Formalização e desenvolvimento do projecto, ao nível do Estudo prévio
Programa
1 A corporeidade e processos da paisagem 1.1 A especificidade do sítio grande indutor da concepção da Paisagem 1.2 Estruturas e infra-estruturas da Paisagem: a correlação entre sistemas naturais e artificializados 2. A água enquanto conteúdo natural matricial na construção da paisagem - o papel exclusivo na regeneração e recomposição do sistema urbano; 2.1 A dimensão estratégica do desenho urbano a partir da água. Aplicações ao projecto de arquitectura Paisagista 3 A metodologia do Projecto de Arquitectura Paisagista 3.1 Algumas ferramentas auxiliarem no processo de interpretação, compreensão, e gestão da Paisagem -Unidades de Paisagem, Sequências Lineares e Tipologia 3.2 A articulação de diferentes ferramentas no processo de interpretação e concepção da Paisagem, no seu contexto e dinâmica temporal – a abordagem vertical e horizontal 3.3 A Linguagem Notacional e diagramática enquanto ferramentas mediadoras - aplicações ao projecto de Arquitectura Paisagista
Métodos de ensino e avaliação
O caso de estudo escolhido tem como principal objetivo desenvolver a tomada de consciência da metodologia de abordagem projectual, pressupondo que o espaço/paisagem seja entendido como um conjunto de sistemas, naturais e antrópicos de grande sensibilidade, inter-relacionados e hierarquizados, com os quais é preciso entrar em diálogo sintónico; O sítio nos seus conteúdos intrínsecos espaciais, naturais e culturais, quer os mais aparentes quer os mais ocultos, é o grande suporte ativador e mobilizador intencional da intervenção projectual contemporânea; A proposta de configuração espacial é apurada e fortemente discutida do ponto de vista arquitectónico/figural, contudo transmitindo-se que objeto do Projecto de AP transcende esse propósito, pressupondo a integração de princípios de sustentabilidade, no sentido holístico deste conceito, destacando-se o plano ecológico, cultural e socioeconómico. O método pressupõe um regime tutorial e uma avaliação continua, em sequência do já explanado para Projecto de AP I