Disciplina Curricular

Técnicas de Construção Aplicadas ao Projecto de Arquitectura Paisagista TCAProjAP

Licenciatura Bolonha em Arquitectura Paisagista - LAP 2023-2024

Contextos

Grupo: LAP 2023-2024 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta Unidade Curricular procura assegurar a compreensão dos principais materiais e métodos de construção utilizados em projeto de arquitetura paisagista, nomeadamente através: - do entendimento dos processos de construção num projecto de arquitectura paisagista, - do conhecimento sobre os principais materiais e técnicas de construção utilizados em espaços exteriores, assim como sobre a principal documentação de obra, vocabulários e nomenclaturas especificas; - da prática e desenvolvimento de técnicas de desenho capazes de produzir peças desenhadas auxiliares à construção do projecto de arquitectura paisagista, nomeadamente de pormenorização construtiva; - da capacidade de comunicar graficamente / visualmente conceitos associados a processos construtivos e gestão de obra.

Programa

1. Síntese dos principais materiais utilizados em projecto de arquitectura paisagista. Nomenclaturas. 2. Elementos construídos e pormenorização desenhada e escrita dos processos construtivos: plantas, perfis, cortes, alçados e axonometrias. a. Superfícies pavimentadas: pavimentos agregados, não agregados, contínuos; Remates, degraus; pequenas estruturas construídas: pérgulas, abrigos, caramanchões; pequenas pontes e passadiços; b. Sistemas de drenagem: caleiras, sumidouros, valas e poços drenantes, jardins de chuva...; c. Taludes, muros e acabamentos: taludes naturais e artificiais, engenharia natural, muros estruturais e não estruturais. Cantarias, Alvenarias, Betão in situ, Betão pré-fabricado. d. Sistemas e elementos de água: Espelhos de água, tanques, cursos de água e lagos, canais/caleiras, quedas de água e repuxos; e. Técnicas de plantação: tutoragem, caldeiras… 3. Noções básicas sobre Cor e sua utilização técnica em projecto. 4. Evolução dos sistemas construtivos no processo de concepção. 5. Processos construtivos e especificações técnicas. Sínteses entre intenções formais e realidades estruturais necessárias ao projecto. 6. Obra. Visita de estudo. Conhecimento prático e de experiência profissional: convenções e documentos específicos de projecto de execução e obra, procedimentos de gestão de obra, sequencia de construção, contractos, especificações de manutenção 6. Sequências lógicas de obra e mapas de trabalhos. 7. Soluções construtivas inovadoras.

Métodos de ensino e avaliação

A disciplina desenvolve-se mediante três formas complementares de aquisição de conhecimentos, concordantes para os objectivos propostos: sessões teóricas, leituras bibliográficas e exercícios práticos. A avaliação de conhecimentos, adquiridos e de progresso, pondera as componentes teórica e prática da disciplina que serão avaliadas conjuntamente através dos dois exercícios teórico-práticos de fundo, tomando em conta os seguintes critérios: 1. O método e o processo de trabalho, incluindo a produção e o rendimento das atividades desenvolvidas nas aulas, a regularidade da sua produção no trabalho não acompanhado, a assiduidade e a pontualidade, bem como a evolução revelada pelo aluno; 2. A capacidade de leitura e interpretação do caso de estudo, nas suas diferentes componentes, demonstrando rigor técnico-científico; 3. A capacidade de leitura e interpretação dos processos, modos de execução e gestão de obra em arquitectura paisagista; 4. O domínio das técnicas de representação, incidindo sobre o desenho como suporte do pensamento e da síntese, bem como sobre a capacidade de comunicação gráfica, escrita e oral. O primeiro exercício terá uma ponderação de 70% e o segundo de 30%. A nota mínima de cada exercício não poderá ser inferior a 8 (oito valores) e a média terá de ser positiva.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 2º semestre