Disciplina Curricular
Planeamento e Ordenamento do Território POT
Licenciatura Bolonha em Arquitectura Paisagista - LAP 2023-2024
Contextos
Grupo: LAP 2023-2024 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Partindo de conhecimentos anteriormente adquiridos em UC’s como Geociências, Solos e Nutrição Vegetal ou Climatologia e Recursos Hídricos, dirige-se a atenção do aluno para o território como suporte físico dos processos naturais associados ao funcionamento dos ecossistemas (morfogénese, ciclos da água e dos nutrientes, sucessão ecológica). Incentiva-se o aluno a integrar conhecimento sobre o funcionamento ecológico da paisagem e a interpretar as potencialidades e as limitações que o território apresenta no que respeita à adequada localização das diversas actividades económicas. Pretende-se também que o aluno conheça e discuta o enquadramento jurídico de proteção dos principais recursos naturais. Através dos exercícios práticos desenvolvidos o aluno deve também adquirir competências ao nível das aplicações SIG no âmbito do Ordenamento do Território, tanto no desenvolvimento de análises espacialmente explícitas como no apoio ao planeamento e à decisão.
Programa
Apresentação da UC e seu modelo de avaliação; O relevo como factor de ordenamento: Morfologia do Terreno e sua cartografia; O clima como factor de ordenamento: Microclima urbano, diagramas de conforto bioclimático e de Walter-Lieth. Classificações climáticas e bioclimáticas da Terra; A água como factor de ordenamento: Variabilidade espaciotemporal da distribuição da precipitação em Portugal. O ciclo da água e sua perturbação por intervenção humana; O solo como factor de ordenamento: Processos pedogenéticos e horizontes de diagnóstico. Classificação nacional e classificação WRB (FAO e IUSS) de solos. Capacidade de Uso do Solo e Aptidão da Terra. Cartas de solos disponíveis em Portugal. Valor Ecológico dos Solos; A vegetação e seu valor para conservação: Geobotânica e sua aplicação ao planeamento; Estrutura Ecológica e Estrutura Cultural da Paisagem: Sistema-Paisagem como base do planeamento ecológico; Legislação: Domínio Público Hídrico, Reserva Agrícola Nacional e Reserva Ecológica Nacional.
Métodos de ensino e avaliação
A disciplina encontra-se dividida em aulas teóricas e aulas de projecto. Para cada factor ambiental considerado são apresentadas 1-2 aulas teóricas onde se discute a relação entre o referido factor e o ordenamento do território, na perspectiva do planeamento ambiental. Seguidamente, tomando um município português como área de estudo, são produzidas análises em ambiente SIG nas quais se aplicam os conhecimentos entretanto adquiridos e cujos resultados informarão a proposta a elaborar no âmbito desta UC. Modelo de avaliação: exame teórico (60% da nota final, inclui um pequeno teste de legislação, com consulta dos diplomas) + trabalho prático (40% da nota final).