Disciplina Curricular
Recuperação da Paisagem RecP
Licenciatura Bolonha em Arquitectura Paisagista - LAP 2023-2024
Contextos
Grupo: LAP 2023-2024 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Tirando partido dos conhecimentos anteriormente adquiridos em disciplinas do grupo das Ciências exatas e naturais (e.g. Botânica, Flora e Vegetação, Geociências e Geomorfologia), bem como de Projeto em Arquitetura Paisagista, os alunos tomam contacto com uma panóplia de intervenções no âmbito do Restauro Ecológico de modo a aplicar esse conhecimento no projeto de infraestruturas que conciliem os objetivos de conservação de recursos naturais com atividades de recreio e lazer dentro de áreas de especial sensibilidade ecológica. Através dos exercícios práticos propostos, os alunos devem adquirir competências ao nível do uso e promoção da flora espontânea, bem como de outros recursos locais, em ações de recuperação de áreas degradadas e/ou na infraestruturação para a visitação e uso recreativo de áreas de valor ecológico. É dada especial ênfase à proposta de intervenções que aproveitem e potenciem o funcionamento ecológico dos ecossistemas, sem comprometer a sua funcionalidade.
Programa
Ecossistemas e bem-estar humano. Promotores de alterações indirectos e directos nos serviços dos ecossistemas. Métodos de análise e valoração da vegetação, com base fitossociológica. Restauro ecológico e sua aplicação a diferentes situações: áreas costeiras (arribas, sapais e sistemas dunares), galerias ripícolas, zonas húmidas construídas (constructed wetlands). Plano ambiental e de recuperação paisagística de pedreiras. Intervenções com base em fitoremediação. Projeto de estruturas de educação ambiental e áreas de lazer: caminhos pedestres, espaços de educação ao ar livre (outdoor classrooms), abrigos de observação de avifauna. Projeto de praias fluviais. Estratégias de promoção de diversidade faunística em ambiente urbano. Exóticas invasoras, seu controlo e enquadramento jurídico.
Métodos de ensino e avaliação
A metodologia de ensino apoiar-se-á, em cada um dos temas especificados no programa, numa abordagem tripartida: 1) exposição teórica, introdutória aos temas em estudo; 2) Apresentação (em contexto teórico-prático) de casos de referência e que permitirão ilustrar as razões do sucesso das soluções implementadas ou, em alguns casos, do seu insucesso; 3) Visitas, quando possível, a locais com situações ecologicamente análogas e discussão com especialistas nas abordagens preconizadas. A avaliação será realizada na modalidade de ‘avaliação contínua’, mediante a apresentação pequenos projetos de intervenção (com apresentação faseada e a entrega de booklets de projeto na fase final) ou de relatórios das visitas de estudo realizadas. Sempre que seja possível poderá haver participação dos especialistas participantes nas discussões/visitas de estudo nas fases de apresentação dos trabalhos desenvolvidos.