Disciplina Curricular
Alterações Climáticas AClim
Licenciatura Bolonha em Arquitectura Paisagista - LAP 2023-2024
Contextos
Grupo: LAP 2023-2024 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares
Período:
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O objectivo geral consiste em dotar os/as alunos/as de uma visão global sobre os impactos, problemas e soluções de Adaptação às Alterações Climáticas, nomeadamente através da interpretação de casos de referência de projectos de Arquitectura Paisagista. No final da disciplina os/as alunos/as deverão ser capazes de elaborar sobre os principais problemas e soluções de Adaptação a nível sectorial aplicados à prática de Arquitectura Paisagista, desenvolvendo a sua a capacidade de analise crítica sobre ideias novas e complexas.
Programa
Alterações Climáticas, fundamentos, causas e consequências Evolução dos cenários das Alterações Climáticas e impactos associados Políticas sobre as Alterações Climáticas: Internacionais, Nacionais, Regionais e Municipais Implicações das Alterações Climáticas em projecto de Arquitectura Paisagista Adaptação no sector Recursos Hídricos Adaptação no sector primário - Agricultura, Florestas e Pescas Adaptação em Biodiversidade Adaptação em Zonas Costeiras Sequestro biológico e geológico de Carbono; Geoengenharia Planos e programas nacionais e internacionais de Adaptação A prática da investigação e estudos de Adaptação às Alterações Climáticas: dados, metodologias, incerteza, futuro.
Métodos de ensino e avaliação
Esta unidade curricular baseia-se em duas formas complementares de aquisição de conhecimentos: 1) Sessões teórico-práticas de apresentação de conceitos e análise de informação; 2) Trabalho de grupo dedicado à análise interpretação de um caso de referência. A avaliação de conhecimentos, adquiridos e de progresso, será do tipo contínua e pondera as componentes teórica e prática da disciplina, nomeadamente através de: - Relatório de grupo sobre a análise e interpretação de caso de referência (40%); - Prestação individual ao longo do semestre: discussão, interpretação de documentos e apresentações orais (20%); - Teste escrito (40%). A nota mínima de cada exercício não poderá ser inferior a 8 (oito valores) e a média terá de ser positiva.