Disciplina Curricular
Biologia Animal BioAn
Licenciatura Bolonha em Biologia - LB 2010-2011
Contextos
Grupo: LB 2010-2011 > 1º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
8.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Compreender os processos evolutivos no reino animal e os mecanismos que originam a biodiversidade animal. Compreender as regras da classificação animal. Conhecer os aspectos anatómicos e fisiológicos e as relações com o ambiente e interacções bióticas, nos principais grupos animais.
Programa
O Reino Metazoa ou Animalia: Origem, evolução e diversidade, filogenia e principais características dos animais. Princípios da Taxonomia e História da Classificação Zoológica. Caracteres taxonómicos. O código Internacional de Nomenclatura Zoológica. Paleozoologia. A explosão Câmbrica e principais períodos de extinção e de radiação subsequentes: possíveis causas e impactos na diversidade actual. Principais divisões do reino animal (Radiata e Bilateria). Principios e padrões do desenvolvimento embrionário. Principais grupos de invertebrados e sua caracterização sumária : Porifera, Cnidaria, Platyzoa (filos Gastroticha, Rotifera, Plathyhelminthes), Lophotrocozoa (filos Brachiopoda, Annelida, Mollusca), Ecdysozoa (filos Nematoda, Onychophora, Tardigrada, e Arthropoda), Annelida e Echinodermata. Estudo comparado da biologia dos invertebrados, com particular ênfase no Filo Arthropoda (Ecdysozoa). i) Nutrição e metabolismo (sistemas digestivo, excretor; respiratório e circulatório); ii) Reprodução: sistema reprodutor, estratégias reprodutivas, ciclo de vida e ciclo biológico; iii) sistemas nervoso e sensorial, tegumentar e endócrino; v) comportamento. Estudo comparativo dos invertebrados marinhos actuais, observação e identificação taxonómica: Porifera, Cnidaria, Plathyhelminthes, Nematoda, Annelida, Mollusca, “lofoforados”, Arthropoda e Echinodermata Filo Cordata: Posição dos Cordados na Divisão Animal. Os sistemas tegumentar, esquelético, digestivo, respiratório, excretor, circulatório, nervoso, endócrino e reprodutor. Classes Pisces, Amphibia, Reptilia, Mammalia e Aves: origem, evolução e diversidade dos grupos taxonómicos existentes. Ciclos de vida e exploração do meio ambiente. Utilização de guildas para caracterização de traços vitais.
Métodos de ensino e avaliação
A. Frequência
- Testes de resposta rápida e trabalhos realizados ao longo das aulas (6 a 8).
- Teste global contendo toda a matéria dada.
- Apresentação escrita e oral de um trabalho de pesquisa
B. Exame final, opcional, obrigatório se a nota de A < 12. (60% B + 40% A).