Disciplina Curricular
Análise Matemática AnMat
Licenciatura Bolonha em Biologia - LB 2023-2024
Contextos
Grupo: LB 2023-2024 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Amadurecimento da formação matemática, contribuindo para o desenvolvimento do raciocínio abstrato, lógico e rigoroso; aquisição de conhecimentos e competências em conceitos fundamentais do cálculo diferencial e integral e equações diferenciais tendo em vista as suas aplicações às várias áreas que constituem a oferta formativa do ISA.
Programa
Parte A - Cálculo diferencial, primitivas e cálculo integral de funções de uma variável. 1. Complementos sobre derivadas. 2. Primitivação de funções contínuas. 3. Cálculo Integral. Parte B – Introdução às equações diferenciais. 1. Equações diferenciais ordinárias. Motivação: modelos de decaimento radioativo, de von Bertalanffy e Malthusiano. 2. Resolução de equações diferenciais lineares de 1ª ordem pelo método do fator integrante. 3. Resolução de equações diferenciais de 1º ordem com variáveis separáveis. Parte C – Cálculo diferencial e extremos de funções de várias variáveis. Integral duplo. 1. Funções reais de várias variáveis. 1.1. Domínio, conjunto de nível, contradomínio e gráfico de funções de 2 e 3 variáveis. Breve revisão das cónicas e breve introdução às superfícies quádricas. 1.2. Derivadas parciais. 1.3. Extremos locais de funções de 2 variáveis. 2. Integrais duplos.
Métodos de ensino e avaliação
O tempo letivo está repartido entre aulas teóricas e aulas teórico-práticas. As aulas teóricas são expositivas promovendo-se a interação com os alunos. A apresentação de um assunto é precedida de uma motivação. São apresentados conceitos, propriedades, algumas demonstrações e exemplos. É utilizado preferencialmente o quadro. Nas aulas teórico-práticas pretende-se que os alunos participem ativamente na resolução e discussão dos exercícios propostos e que procurem esclarecer dúvidas. O material disponibilizado permite ao aluno realizar trabalho independente, fora do contexto de sala de aula. Os alunos são encorajados a desenvolver este trabalho e a recorrer ao esclarecimento de dúvidas junto dos docentes da UC, em horário definido. A avaliação consiste na realização de dois testes ou exame, sendo o 2º teste realizado em simultâneo com a 1ª chamada. Caso o aluno não seja aprovado na 1ª chamada (por testes ou exame), poderá realizar um exame na 2ª chamada.