Disciplina Curricular
Biologia Molecular BioMol
Licenciatura Bolonha em Biologia - LB 2023-2024
Contextos
Grupo: LB 2023-2024 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Nesta unidade curricular pretende-se que os alunos compreendam os conceitos fundamentais necessários à interpretação dos processos biológicos à luz da Biologia moderna, como sendo a estrutura e função dos genes e seus produtos, mecanismos genéticos e moleculares básicos como a reparação, replicação e recombinação de DNA, bem como a transcrição (síntese e processamento de RNAs) e a tradução (síntese de proteínas), mecanismos de expressão génica e a importância da sua regulação. São introduzidas as aplicações dos mecanismos lecionados no desenvolvimento da tecnologia de DNA recombinante, bem como as principais técnicas de análise molecular numa vertente prática, permitindo estabelecer a relação com conceitos lecionados nas teóricas. Os alunos são sensibilizados para aplicações da biologia molecular na investigação básica e aplicada.
Programa
Introdução à biologia molecular; Estrutura e função das moléculas da biologia molecular: DNA, RNA e proteínas; o dogma central da biologia molecular. Expressão génica: transcrição, tradução, processamento de RNAs ribossomais, RNAs de transferência e RNAs mensageiros; os outros RNAs. Regulação da expressão génica. Manutenção e transmissão da informação genética. Replicação do DNA. Mutação génica, mutagénese e reparação. Detecção, tipos e efeitos. Recombinação molecular: homóloga e específica Elementos genéticos móveis (vírus, transposões e plasmídeos). Tecnologia do DNA recombinante; Aplicações da Biologia Molecular TP – Tópicos: Transcrição e tradução; Recombinação; Sistemas de restrição/modificação; PCR; Sequenciação de DNA PL – Extracção de DNA genómico e plasmídico; Digestão de DNA; PCR; Electroforese (gel de agarose)
Métodos de ensino e avaliação
Aulas abertas a discussão, bem como os temas e formatos das animações e dos problemas propostos são particularmente adequados para que os estudantes atinjam os objectivos de aprendizagem. A metodologia utilizada tem a) uma componente teórica, que fortalece a capacidade para enquadrar, seleccionar, e estruturar informação; b) uma componente teórico-prática que reforça as capacidades de raciocínio e resolução de problemas; e c) uma componente prática e seminários que fornecem competências operacionais de aplicação do conhecimento e estimulam a curiosidade e descoberta/implementação do processo num enquadramento científico.