Disciplina Curricular
Fisiologia Vegetal FVeg
Licenciatura Bolonha em Biologia - LB 2023-2024
Contextos
Grupo: LB 2023-2024 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
É a ciência que estuda o funcionamento das plantas. Explica como as plantas são capazes de crescer a partir da luz e moléculas inorgânicas (C, N, P, etc.), sintetizando moléculas orgânicas e construindo tecidos e órgãos. Explica também como, seguindo um programa de desenvolvimento endógeno, se reproduzem e adaptam ao ambiente, incluindo situações de stresse.
Programa
Introdução: o funcionamento das plantas e as interações com o ambiente Absorção e transporte da água na planta - Relações hídricas, balanço hídrico da planta. Absorção e movimentação dos solutos na planta. Translocação floémica. Fatores que afetam a translocação. Noção de “source” e de “sink”. Metabolismo do carbono. Metabolismo primário e metabolismo secundário. Fotossíntese: Reações fotoquímicas da fotossíntese e reações de assimilação do dióxido de carbono. Metabolismo fotossintético. Fotofosforilação não-cíclica, cíclica e acíclica. RuBisCO. Plantas C3, plantas C4 e plantas CAM. Fotorrespiração. Exportação de fotoassimilados e acumulação em órgãos de reserva. Limitações metabólicas e ambientais à produção vegetal. Respiração nas plantas. O ciclo do glioxilato. As vias alternativas de transporte de eletrões dos mitocôndrios vegetais. Energética da respiração e da fotossíntese. Metabolismo do azoto e do enxofre. Desenvolvimento das plantas. Hormonas vegetais. Sinais e recetores. Dormência e quebra da dormência. A morte celular programada e a senescência. Novos desafios a nível da produtividade vegetal / acumulação de biomassa. Os stresses bióticos e as respostas bioquímicas e fisiológicas das plantas. Taxa de fotossíntese e fluorescência da clorofila. Alterações climáticas. Apresentações feitas pelos alunos.
Métodos de ensino e avaliação
As matérias que constam do Programa serão apresentadas nas aulas teóricas, sendo alguns dos temas retomados nas aulas práticas. O aproveitamento relativo à frequência da disciplina, traduzido na condição de ADMITIDO, resultará da presença a, pelo menos, 90% das aulas, da apresentação de um relatório (por grupo) referente a cada trabalho prático entregue na aula seguinte, questionários no início das aulas práticas e à apresentação e discussão de um trabalho de grupo, sobre um tema a escolher. A avaliação contínua, resultante da participação nas aulas, relatórios apresentados, questionários e apresentação e discussão de um trabalho, contribuirá com um peso de 50% para a classificação final. O exame final contribuirá com um peso de 50% para a nota final.