Disciplina Curricular
Ciências da Terra e do Mar CTMar
Licenciatura Bolonha em Biologia - LB 2023-2024
Contextos
Grupo: LB 2023-2024 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Características que determinam o clima e principais climas terrestres e sua caracterização; constituição da crusta e características dos diferentes tipos de rochas; processo de edafogénese, constituintes/propriedades dos solos e enquadramento ecológico; propriedades da água, estrutura e funcionamento dos ecossistemas aquáticos marinhos e dulçaquícolas. Apreensão das relações entre: geologia e os solos; propriedades dos solos e funcionamento geral dos ecossistemas terrestres e do sistema solo-planta; Condições climáticas nos ecossistemas dulçaquícolas e marinhos e processos determinantes da estabilidade destes. Aquisição de capacidade para avaliar a qualidade geral do solo e efeitos nos serviços ecossistémicos, e analisar os riscos e impactes inerentes aos diferentes sistemas de uso do solo e da água nos meios terrestres e aquático.
Programa
A unidade curricular está organizada em quatro módulos: 1. Clima; 2. Geologia; 3. Solos; 4. Ambientes dulcícolas e marinhos. Síntese programática: 1. O sistema climático. Atmosfera. Circulação geral da atmosfera. O ciclo da água. As grandes unidades geoclimáticas. Tipos de clima (precipitação e temperatura). 2. Constituição da crusta terrestre. Rochas e minerais constituintes. Alteração das rochas e formação de constituintes secundários. 3. Processos gerais de edafogénese. As funções gerais do solo nos ecossistemas. Principais constituintes e propriedades físico-químicas e biológicas do solo. Relação entre as propriedades dos solos e serviços ecossistémicos. Cartografia e sistemas de classificação de solos 4. Ecossistemas aquáticos. Propriedades particulares da água. Estrutura e funcionamento dos ecossistemas aquáticos. Caracterização dos principais processos relevantes para a ecologia dos sistemas marinho e de água doce.
Métodos de ensino e avaliação
As aulas são sobretudo teórico-práticas. Os vários assuntos são introduzidos de forma conceptual (apresentações em powerpoint) e depois desenvolvidos com carácter prático, sob diversas formas: observação de amostras (solos, perfis de solo, rochas e minerais), demonstrações laboratoriais (análises complexas), discussão de estudos de caso e resolução de exercícios de aplicação. As aulas são de frequência obrigatória e a avaliação é feita através de 4 pontos de avaliação, incidindo sobre questões teóricas e práticas, realizados após o leccionamento de cada um dos módulos. É necessário a obtenção de aproveitamento mínimo (> 8) em cada módulo para estimar-se a avaliação geral da UC. Se a nota geral da UC for positiva o aluno fica dispensado de exame. O exame final é constituído perguntas referentes a cada um dos módulos. Pode ser realizada 1 visitas de estudo multidisciplinar, em colaboração com a UC de Biologia Vegetal, onde se faz o enquadramento dos ecossistemas vegetais no ambiente climático, geológico e de solos.