Disciplina Curricular
Ecologia Animal EcAn
Licenciatura Bolonha em Biologia - LB 2023-2024
Contextos
Grupo: LB 2023-2024 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Desenvolver conhecimento sobre a ecologia de invertebrados e vertebrados associados a meios terrestres e aquáticos continentais. Conhecer os padrões espaciais da diversidade animal e sua relação com a complexidade estrutural dos habitats. Compreender as funções ecológicas desempenhadas por diferentes grupos ecológicos e a sua relevância e posicionamento no funcionamento de diferentes ecossistemas, quer terrestres (florestas, culturas, solos) quer aquáticos (áreas húmidas, zonas ribeirinhas). Compreender o efeito da variabilidade ambiental e perturbações antropogénicas nas populações, guildas e comunidades de animais, incluindo potenciais efeitos de alterações globais. Conhecer as metodologias para caracterizar e monitorizar a diversidade da fauna de diferentes grupos taxonómicos, bem como os parâmetros abióticos dos habitats. Desenvolver aptidões nos vários métodos de amostragem de grupos específicos da fauna, e conhecer a sua adequabilidade a diferentes objetivos de estudo.
Programa
1. Diversidade funcional dos animais nos ecossistemas terrestres e aquáticos. 2. Diversidade animal ao longo de gradientes bióticos e abióticos a diferentes escalas espaciais. 3. Relevância das comunidades animais nas cadeias detritívoras e decomposição de matéria orgânica, incluindo materiais lenhosos. 4. A herbivoria e suas guildas alimentares: implicações nas populações e comunidades de plantas. 5. Os polinizadores e a coevolução com as angiospérmicas. 6. Os animais e a função de regulação: predadores, parasitas e parasitoides. 7. Exemplos de comunidades animais, diversidade e funções em ecossistemas florestais, agrícolas, do solo e dulçaquícolas. 8. Interações com o Homem e estado de conservação. 9. Métodos de amostragem de invertebrados. 10. Amostragem e monitorização de vertebrados.
Métodos de ensino e avaliação
São dadas aulas de exposição oral sobre aspetos teóricos relativos a cada tema e aulas práticas de campo ou laboratório. Os alunos aprendem a amostrar e monitorizar diferentes grupos animais usando métodos apropriados através de aulas práticas de campo na Tapada da Ajuda. Nas aulas laboratoriais os alunos usam equipamento ótico (lupa binocular) que permite a observação detalhada dos animais ou seus vestígios e a sua identificação com recurso a chaves taxonómicas. A avaliação é contínua e baseado em trabalhos em equipa (relatórios de trabalhos de campo, laboratoriais e visitas, ou trabalhos de síntese sobre temas apresentados) seguido do “feedback” por parte do docente, promovendo a progressão do desempenho dos alunos. Esta componente de avaliação representa 50% da nota final. Serão realizados testes teóricos, um por cada módulo, contribuindo para 50% da nota final. Um exame final alternativo contribui para 60% da nota final, e os restantes 40% são baseados na avaliação contínua.