Disciplina Curricular
Fisiologia Animal FisAn
Licenciatura Bolonha em Biologia - LB 2023-2024
Contextos
Grupo: LB 2023-2024 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Pretende-se que o aluno: i) compreenda e conheça os mecanismos fisiológicos fundamentais para a vida animal nos seus distintos níveis; ii) compare os sistemas utilizados nas distintas espécies (vertebrados e invertebrados) para a sua adequação ao meio ambiente; iii) explore o conhecimento da contribuição dos diferentes sistemas de orgãos para a manutenção da constância do ambiente interno; iv) aprenda como as alterações nos processos fisiológicos podem contribuir para a situação de doença e, v) adquira experiência laboratorial básica em fisiologia mediante necrópsia de animais e simulações laboratoriais interactivas (PhysioEx 8.0).
Programa
1. Estudo dos vários níveis de organização do organismo animal, das características essenciais da vida e do conceito de homeostase. 2. Suporte e movimento. 3. Sistemas de integração e controlo. 4. Regulação e manutenção. 5. Reprodução e desenvolvimento: sistema reprodutor. 6. Experiência laboratorial básica em fisiologia mediante simulações laboratoriais interactivas com o programa PhysioEx 10.0. (O modelo de estudo focado nos pontos 1-6 é o ser humano). 7. Fisiologia dos animais invertebrados, algumas particularidades. 8. Particularidades fisiológicas das aves. 9. Experiência laboratorial básica em fisiologia mediante necrópsia de animais.
Métodos de ensino e avaliação
Aulas teóricas e práticas com simulações laboratoriais interactivas para aplicação dos conhecimentos e interpretação de resultados laboratoriais (realização de relatórios laboratoriais). Manipulação de animais mediante análise da necrópsia. A avaliação contínua incluí a realização de dois testes individuais (70%), cuja pontuação não pode ser inferior a 8 valores na escala de 0 a 20, uma sessão de discussão de artigos científicos entre grupos de trabalho (10%) e a apresentação pelos grupos de trabalho de dois seminários (20%), subordinados aos temas “Particularidades dos sistemas fisiológicos existentes em animais invertebrados” e “Consequências da perda da homeostase em sistemas fisiológicos