Disciplina Curricular
Biotecnologia Biotec
Licenciatura Bolonha em Biologia - LB 2023-2024
Contextos
Grupo: LB 2023-2024 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A Biotecnologia é uma área da Biologia em que, nas últimas décadas, se verificaram avanços científicos e tecnológicos importantes cujo contributo é fundamental para a compreensão e a aplicação a nível das Indústrias de Fermentação, Farmacêutica, Agroalimentar e da Química. Pretende-se que os alunos adquiram competências de base experimental nos diferentes ramos da Biotecnologia cujo domínio de atividade é fortemente transdisciplinar. Como a reputação e competência do Instituto Superior de Agronomia (ISA) são fortes no domínio das ciências agrárias e no setor alimentar a formação da UC da Biotecnologia, no último semestre da licenciatura em Biologia, deverá proporcionar aos alunos um desenvolvimento e integração dos conhecimentos científicos e tecnológicos nas áreas das ciências biológicas, agrarias e alimentares.
Programa
A Biotecnologia, alguns marcos históricos Biotecnologia microbiana: Processos de produção à escala laboratorial e à escala industrial. Processos fermentativos. Casos de estudo, fabrico do pão e da cerveja. Transferência de genes em procariotas, sua aplicação. Biotecnologia Vegetal: As microalgas uma fonte de compostos bioativos, nutricêuticos e biocombustíveis. Cultura de células e tecidos vegetais (protoplastos, embriogénese somática, variação somaclonal, aclimatização). Cultura de células vegetais como fonte de metabolitos secundários. Transformação genética. Transferência de genes e edição de genomas. Organismos geneticamente modificados (OMGs). Imobilização celular. Os fotobioreactores como elementos cruciais dos bioprocessos. Casos de estudo com aplicação biotecnológica. Biotecnologia animal: cultura de células animais/humanas.
Métodos de ensino e avaliação
Nas aulas teóricas serão transmitidos os conceitos que constituem os temas desta UC em forma de exposição oral. Os temas serão apresentados sobre uma perspetiva científica e experimental. Procura-se estimular a participação dos alunos na resolução de problemas técnicos aplicados aos conceitos transmitidos. Serão feitas duas visitas de estudo, a uma unidade de produção de microalgas e à Central de Cervejas. Em aulas práticas específicas os alunos elaborarão um relatório, contando a nota para a classificação final da disciplina e a presença nas aulas práticas para a obtenção de frequência. A avaliação teórica corresponderá a 60 % da nota final, podendo ser obtida por meio de dois testes durante o semestre ou de exame final na época de exames. A avaliação prática corresponderá a 40 % da nota final, sendo 10 % alocados às questões aula / relatórios e 30 % a um trabalho de pesquisa a apresentar oralmente no final do semestre.