Disciplina Curricular

Gestão e Marketing GMar

Licenciatura Bolonha em Engenharia Agronómica - LEA 2010-2011

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

PARTE I - GESTÃO Pretende-se que os alunos: - dominem e apliquem os principais conceitos da gestão - distingam as diferentes fases do ciclo da gestão - dominem os conceitos associados aos custos e a sua importância na tomada de decisões nas empresas; - dominem as diferentes metodologias de apuramento de custos, receitas e resultados e a importância destes no ciclo da gestão - tenham a perceção da importância do fator risco nos negócios PARTE II - MARKETING Pretende-se que os alunos saibam: - Compreender o mercado e a dinâmica de mercado. - Entender o comportamento dos consumidores, suas necessidades, motivações, atitudes e processo de decisão de compra. - Construir e analisar o posicionamento de marca. - Definir objectivos e estratégia de marketing, incluindo a análise SWOT e matrizes estratégicas (BCG, GE). - Entender e definir o “Marketing mix”, bem como desenvolver o plano de marketing. - Perceber e saber medir o impacto das políticas de Marketing nos resultados da empresa. - Definir necessidades de informação e respectivo brief de estudos de mercado.

Programa

PARTE I - GESTÃO 1. Conceitos fundamentais da gestão 1.1 O que é a gestão 1.2 Ciclo geral da gestão 2. Estrutura e funcionamento das empresas: gestão e classificação de custos 2.1. Planeamento de actividades 2.2. Dimensão económica e financeira das empresas 2.3. Classificação de custos 2.4. Estrutura das empresas e remuneração dos fatores de produção 3. Objetivos e apuramento de resultados: utilização de orçamentos 3.1. Resultados da empresa 3.2. Apuramento de resultados com base na remuneração dos fatores de produção 3.3. Apuramento de resultados com base na especificidade dos custos 3.4. Elaboração de orçamentos: custos específicos e não específicos 4. Classificação e gestão do risco e incerteza 4.1. Noção de risco e de incerteza 4.2. Fontes de risco e de incerteza 4.3. Gestão do risco e da incerteza 5. Controle de gestão: ferramentas de controlo de gestão, métodos e técnicas contabilísticas 5.1. Métodos contabilísticos: tradicional, secções homogéneas, ABC 5.2. Técnicas contabilísticas: custeio, valorimetria e produções conjuntas Material de apoio às aulas Coleções de diapositivos sobre a matéria teórica Coleções de exercícios práticos PARTE II - MARKETING 6. Conceito de Marketing e a sua evolução 7. Estudo do Mercado 7.1. Análise de mercado e factores influenciadores 7.2. Estudos de mercado 7.3. Comportamento de consumidores 8. Segmentação e diferenciação 8.1. Segmentação 8.2. Posicionamento 8.3. Marca 9. Políticas de Marketing 9.1. Produto + Embalagem 9.2. Preço 9.3.Distribuição 9.4. Comunicação 10. CASOS PRÁTICOS (2): - Estudo de caso de Lacticínios ou outro produto alimentar - Estudo de caso de novos produtos Material de apoio às aulas Diapositivos sobre a matéria dada nas aulas

Métodos de ensino e avaliação

A avaliação de conhecimentos da disciplina de Gestão e Marketing, realizar-se-á da seguinte forma:

1. A Avaliação de Conhecimentos será feita através de Exame Final, segundo as normas em vigor no ISA

2. Os alunos devidamente inscritos terão de garantir a respectiva admissão para poderem realizar o Exame Final

3. A Admissão a Exame Final será garantida através da realização de dois testes a efectivar nas aulas:

    - a média aritmética simples das notas dos dois testes terá uma ponderação de 40% na nota final;

    - se o aluno obtiver uma média dos testes igual ou superior a 15 valores, a ponderação dos testes na nota final será de 60%;

    - em nenhum caso, para obter aprovação na disciplina, o aluno pode ter uma nota inferior a 8 valores em cada um dos testes e 9 valores no exame final;

4. O aluno será aprovado desde que obtenha a nota final de 10 valores.

5. Os testes serão realizados nas seguintes datas (durante as aulas previstas no horário):

   1º teste: 29 Outubro

   2º teste: 17 Dezembro

6. O aluno pode sempre optar por realizar apenas o exame final, desde que garantida a admissão a exame final (comparência aos dois testes); para tal, informará o docente responsável pela UC dessa intenção, devendo fazê-lo até 3 dias após a saída das notas do 2º teste

7. Os alunos que tiverem nota superior a 16 valores terão de confirmar a respectiva nota através de uma prova oral; a não realização desta prova conduz a que o aluno obtenha a nota de 16 valores como nota final

Disciplinas Execução

2015/2016 - 1 Semestre

2014/2015 - 1 Semestre

2013/2014 - 1 Semestre