Disciplina Curricular

Ecologia Ecol

Licenciatura Bolonha em Engenharia Agronómica - LEA 2010-2011

Contextos

Grupo: LEA 2010-2011 > 1º Ciclo > Tronco Comum

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

1. Compreender os macrocenários terrestres e a sua interacção com os biomas que os ocupam
2. Compreender as interacções que caracterizam os componentes físicos, químicos e biológicos dos ecossistemas e conjuntos de ecossistemas
3. Compreender como se estruturam, funcionam e inter-agem as populações vegetais e animais, nas diferentes escalas espaciais e temporais
4. Compreender como as actividades humanas influenciam e são influenciadas pelas interacções ecológicas
5. Prever as alterações que ocorrem nos ecossistemas naturais e humanizados e portanto ajudar a geri-los de forma sustentável e adequada

Programa

INTRODUÇÃO. Ecologia e multidisciplinaridade. Princípios e conceitos básicos. Papel da ecologia na gestão de ecossistemas e na solução de problemas.
ECOLOGIA DAS POPULAÇÕES. Demografia e dinâmica das populações. Processos populacionais. Tabelas de vida e seu valor preditivo. Tipos básicos de crescimento. Competição intra-específica e inter-específica. Predação. Co-evolução predador-presa.
APLICAÇÕES ECOLÓGICAS Á GESTÃO DOS ORGANISMOS E DAS POPULAÇÕES Aplicações da ecologia em diferentes contextos, nomeadamente controle de espécies invasoras e de pragas, e definição de biomassa extratável na gestão de populações animais.
FLUXOS DE MATÉRIA Fluxos de energia e circulação de nutrientes. Balanços de nutrientes. Balanço de carbono. Balanços de nutrientes. Ciclos do azoto, fósforo, enxofre e carbono.
COMUNIDADES E SUAS VARIAÇÕES Padrões de riqueza comunitária regional e fatores que os determinam. Sucessão e variações ao longo de gradientes. . Cascatas tróficas. Espécies chave. Complexidade e estabilidade. Cadeias e teias tróficas. Inputs energéticos e tipos de produtividade. Comparação entre ecossistemas. Fatores limitantes da produtividade. Estratégias de optimização da produtividade.

Métodos de ensino e avaliação

Avaliação dos conhecimentos teóricos

• 2 testes.
• Os dois testes são constituídos cada por 20 perguntas com 4 respostas (escolha múltipla).
• Os dois testes valem 25% da nota cada um, ou seja, 50% da nota final.
• Não há nota mínima nos testes.
• A nota mínima para dispensar de exame é a média de 9,5 obtida com os dois testes.
• Não há repescagens de testes no exame.
• Quem não puder fazer ou não fizer a avaliação contínua, vem ao exame final.

Avaliação de conhecimentos práticos

• As aulas práticas tem presenças.
• Os alunos tem de estar presentes pelo menos em 9 aulas práticas, a não ser que tragam um atestado médico para os dias em falta.
• Cada trabalho tem uma nota.
• A avaliação de conhecimentos práticos pode ser feita por trabalho escritos, por teste ou por apresentações.
• Os grupos são no mínimo de 3 e no máximo de 4 alunos.
• Pelo menos 4 trabalhos devem ser entregues, a não ser que haja um atestado médico ou outra justificação para um dado aluno para as 2-3 semanas respetivas de dado trabalho.
• Não há nota mínima para cada trabalho.
• A nota final é a média dos trabalhos entregues, exceto se houver justificação médica, e para o aluno ter frequência deve ter média de 9,5.
• Cada trabalho escrito é entregue até à semana seguinte obrigatoriamente, a não ser que haja uma forte justificação. • A média dos trabalhos vale 50% da nota da disciplina.
• Os estudantes trabalhadores que não façam a frequência por trabalhos, farão um teste prático na altura do exame.
• Para quem vem a exame, a nota da frequência mantem-se 50%. Dada pelos trabalhos ou pelo exame prático.

AVALIAÇÃO
Frequência da parte prática por trabalhos ou testes; avaliação da parte teórica por 2 testes ou por exame.
Partes prática e teórica correspondem a 50% da nota.

Disciplinas Execução

2022/2023 - 2º semestre

2021/2022 - 2º semestre

2020/2021 - 2º semestre

2019/2020 - 2 semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre

2015/2016 - 2 Semestre

2014/2015 - 2 Semestre

2013/2014 - 2 Semestre