Disciplina Curricular

Sistemas de Produção Hortícola, Frutícola e Vitícola II SPHFV-II

Licenciatura Bolonha em Engenharia Agronómica - LEA 2010-2011

Contextos

Grupo: LEA 2010-2011 > 1º Ciclo > Tronco Comum

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Estudo da vinha, fruteiras lenhosas e hortaliças, integrando conhecimentos básicos com soluções tecnológicas, com vista à tomada de decisão na resolução de problemas. Desenvolvimento de competências para intervir nas principais culturas lenhosas e herbáceas através do conhecimento das plantas, da sua biologia, ecologia e utilização; dos métodos de propagação; e das técnicas de produção e.g. poda e condução, fertilização, rega, protecção contra pragas, doenças e infestantes, regulação do crescimento e produção, colheita e preparação.

Programa

1. Estabelecimento das culturas. Planeamento e instalação de um pomar, vinha e cultura hortícola herbácea 2. Nutrição mineral e fertilização. Programa de fertilização de um pomar, vinha ou cultura herbácea. 3. Rega. Programa de rega de uma cultura lenhosa 4. Protecção das culturas. Planeamento e execução de um programa de luta contra as principais pragas e doenças de culturas lenhosas e de culturas herbáceas, na óptica da produção integrada. 5. Culturas protegidas. Principais técnicas de protecção das culturas. Condicionamento ambiental das estufas. Programação das culturas ao longo do ano. 5. Técnicas culturais da vinha e do pomar. As operações culturais num contexto de sustentabilidade, e de defesa do ambiente e da biodiversidade. 7. Trabalhos práticos: (1) Ciclo cultural da videira; (2) Cultivo de uma hortaliça. 8. Visitas de estudo a viveiros e a produtores de uvas, fruta e hortaliças.

Métodos de ensino e avaliação

AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS
A avaliação de conhecimentos será tendencialmente contínua, utilizando para isso os testes e os trabalhos práticos e apenas quando necessário, o exame escrito. A avaliação consiste em 2 testes teóricos (ou exame escrito final), 1 trabalho prático pontual e 2 trabalhos práticos continuados. A nota final é a média entre a nota dos trabalhos práticos (50% do total) e a nota dos testes teóricos (ou do exame) (50% do total), tendo o aluno que ter nota mínima de 9,5 valores tanto nos testes teóricos (ou exame) como na avaliação global dos trabalhos práticos. A nota dos testes teóricos é dada pela média das classificações dos dois testes, tendo cada um dos teste que ter nota mínima de 8 valores, ou do exame final (nota mínima 9,5 valores). Os alunos que não tenham conseguido aproveitamento nos testes, ou que não tenham realizado os mesmos, farão um exame final (10 perguntas) sobre todo o programa.
A nota prática de SPHFV II é a média ponderada das notas dos trabalhos práticos, que entram com o seguinte peso: Tp continuado de Viticultura – 45%; Tp continuado de Horticultura herbácea – 45%; Tp pontual de Fertilização de Lenhosas – 10%. Os trabalhos continuados são obrigatórios e a não realização de um deles implica o não aproveitamento na UC.
Aviso: Os alunos trabalhadores estudantes ou os que tenham qualquer tipo de limitações na assistência às aulas, deverão obrigatoriamente contactar o coordenador da UC, no início do semestre, para a eventualidade de se encontrar um sistema de avaliação alternativo. Caso contrário aplicar-se-ão as regras acima descritas.

Disciplinas Execução

2022/2023 - 2º semestre

2021/2022 - 2º semestre

2020/2021 - 2º semestre

2019/2020 - 2 semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre

2015/2016 - 2 Semestre

2014/2015 - 2 Semestre

2013/2014 - 2 Semestre