Disciplina Curricular
Solos Solo
Licenciatura Bolonha em Engenharia Agronómica - LEA 2010-2011
Contextos
Grupo: LEA 2010-2011 > 1º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Obter formação geral sobre a: (i) constituição e propriedades do solo, (ii) formação e factores determinantes da distribuição dos solos (iii) classificação geral e avaliação de solos
Programa
Conceito e funções do solo nos ecossistemas. Constituição do solo. Granulometria do solo. Constituintes minerais. Minerais primários e minerais secundários (minerais de argila, óxidos e oxihidróxidos de ferro e alumínio). Características estruturais e propriedades. Matéria orgânica do solo: constituição e fraccionamento. Substâncias húmicas: propriedades gerais e interacção com os constituintes minerais. Complexo adsorvente do solo. Capacidade de troca catiónica e aniónica. Bases de troca e acidez de troca. Grau de saturação em bases. Reacção do solo: acidez e alcalinidade. Capacidade tamponizante dos solos. Propriedades físicas do solo. Cor do solo. Arquitectura do solo. Formação e estabilização de agregados do solo. Massa volúmica do solo. Sistema de porosidade. Propriedades dinâmicas do solo: coesão e adesão; plasticidade e adesividade. Água do solo. Estado energético da água no solo. Curvas características de humidade. Determinação do potencial e do teor da água no solo. O movimento da água no solo. Estado de humidade do solo. Capacidade de campo e água utilizável. Factores de formação do solo. Introdução aos processos de formação do solo. Aulas de índole laboratorial 1. Constituição do solo. Horizontes do solo. 2. Determinação da humidade de amostras de solo. Análise granulométrica e textura de campo. 3. Determinação do carbono orgânico. Fraccionamento da matéria orgânica do solo e identificação das substâncias húmicas. 4. Determinação da capacidade de troca catiónica e dos catiões de troca. Reacção do solo: determinação do pH. 5. Propriedades morfológicas do solo: cor e agregação do solo. 6. Determinação da massa volúmica aparente e da porosidade. Propriedades dinâmicas. 7. Determinação do teor e do potencial da água no solo. Curvas características de humidade. Monitorização do teor de humidade nas condições naturais. 8. Movimento da água no solo em condições de saturação. 9. Descrição de horizontes e perfis de solos. 10. Identificação de horizonte e de tipos de solos. 11. Classificação de solos. 12. Classificação de solos. 13. Análise de documentos cartográficos. 14. Avaliação e uso do solo. Considerações gerais sobre a sistematização universal dos solos (“World Reference Base for Soil Resources”). Classificação dos solos que ocorrem em Portugal e análise das condições que determinam a sua distribuição e características. Análise da informação cartográfica dos solos em Portugal e avaliação geral de solos.
Métodos de ensino e avaliação
A unidade curricular solos compreende dois módulos: (a) Constituintes e propriedades do solo e (b) Classificação e avaliação de solos.
A frequência da unidade curricular é obtida pela participação nas aulas.
O requisito mínimo obrigatório corresponde à presença em 21 das 28 sessões lectivas (teóricas e teórico-práticas) previstas em cada módulo. Este requisito não se aplica aos trabalhadores-estudantes (Lei nº 116/97).
A avaliação pode ser feita através de testes ou de um exame final
(i) Avaliação por testes
Através da realização de dois testes, após a leccionação de cada um dos módulos. Desde que a média dos testes seja pelo menos de dez valores, e nenhuma nota inferior a oito valores, o aluno poderá prescindir do
exame final.
(ii) Avaliação em exame final
Através da realização de um Exame Final sobre toda a matéria. A aprovação é obtida com média de pelo menos de dez valores, devendo a nota mínima a obter em cada um deles ser oito. Se o aluno já tiver sido aprovado ao longo do semestre num dos módulos pode prestar provas, se assim o entender, apenas sobre a matéria do outro módulo.