Disciplina Curricular

Tecnologias de Produção Hortícola, Frutícola e Vitícola TPHFV

Licenciatura Bolonha em Engenharia Agronómica - LEA 2023-2024

Contextos

Grupo: LEA 2023-2024 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

1) Analisar várias componentes das fileiras da vinha, das fruteiras lenhosas e das hortícolas herbáceas integrando as ciências básicas da agronomia, para melhor compreender e aplicar soluções tecnológicas relevantes e inovadoras para optimizar a produção e a qualidade bem como como para garantir um uso mais eficiente de recursos no campo ou em estufa, respeitando, as condicionantes ambientais e socio-económicas. 2) Desenvolver competências para conduzir e gerir as principais culturas hortícolas (sentido lato) utilizando o conhecimento da biologia e ecologia das culturas, dos métodos e das principais técnicas de produção, ao ar livre e em estufa (em solo e em substrato). 3) Apresentar e melhorar a compreensão sobre novas tecnologias/equipamentos usados em campo e em estufa, quer em medições de cariz agronómico quer ao nível da ecofisiologia das culturas; 4) Estimular o trabalho individual e em grupo e a pesquisa de informação inovadora e de qualidade para identificar e resolver problemas práticos. 5) Desenvolver competências transversais (ex. planeamento de actividades, trabalho em equipa, comunicação oral e escrita). 6) Permitir o contacto dos alunos com o sector empresarial e com associações relevantes no contexto nacional, e eventualmente com Universidades estrangeiras líderes no sector.

Programa

1. Estabelecimento das culturas. Planeamento e instalação de um pomar, vinha e culturas hortícolas herbáceas. 2. Nutrição mineral e programa de fertilização para pomar, vinha ou cultura hortícola herbácea. 3. Rega em hortícolas. Programa de rega de uma cultura lenhosa. 4. Proteção das culturas e USO SUSTENTÁVEL DE PESTICIDAS. Programa de luta contra as principais pragas e doenças de hortícolas lenhosas e herbáceas, na óptica da produção integrada; Introduçáo a sistemas de apoio à decisão para uso mais sustentável de pesticidas. 5. Cultivos protegidos (principais técnicas de proteção, estruturas e condicionamento ambiental, aspectos de sustentabilidade). Programação das culturas, Cultivos em solo vs sem solo; 6. Técnicas culturais em horticultura herbácea, ornamentais, da vinha e pomar para maior sustentabilidade e circularidade. 7. Trabalhos práticos: (1) TP-Viticultura: Ciclo cultural da videira e comparação de castas (fenologia, vigor, produção, necessidades de poda em verde); (2) TP-Horticultura: Cultivo de uma hortaliça; (3) TP-Technics: trabalho sobre 1 tecnologia especificas de interesse para o sector produtivo que cada grupo irá escolher e descrever: principios de funcionamento, tecnologia e aplicações práticas, “prós e contras” – apresentação oral de 10 min suportada por ppt; (4) TP- Plano de fertilização para lenhosas; 8. Visitas de estudo – as visitas a empresas (produção de hortaliças e frutas, ao ar livre ou estufa na região do Oeste e Alqueva) permitem aos alunos o contacto com o meio empresarial e observar várias componentes das fileira (organização do sector, condicionantes socio-económicas, etc) . Permite também ao ISA manter o contacto com o sector, e potenciar cooperação futura. 9. Palestras com convidados - A participação de vários palestrantes do sector privado nacional ou internacional dá cariz mais prático à UC e dá a conhecer o tecido empresarial aos alunos. A possibilidade de termos convidados estrangeiros via zoom, permite aos alunos ter um melhor conhecimento da realidade internacional do sector da viticultura e/ou horticultura.

Métodos de ensino e avaliação

A UC prevê um total de 56 h, distribuídas por aulas teóricas, aulas práticas e duas visitas de estudo. As aulas teóricas apresentam os diferentes temas, identificam as questões mais importantes e orientam o estudo individual com base na informação bibliográfica disponibilizada. Nas aulas teóricas, participarão também convidados do sector com palestras de curta duração sobre a sua actividade. As aulas práticas, maioritariamente no campo, promovem a aprendizagem de algumas da técnicas de produção mais importantes e o contacto directo do aluno com as culturas e com problemas práticos (ex. gestão do solo, cultura, rega, gestão da sebe). A avaliação é contínua e baseada num teste/exame final (50% da nota final), a que se junta a componente de trabalhos práticos (TPs) (50% da nota final). Os trabalhos práticos serão 4 no total (TP-Fertilização, TP-Technics, TP-Viticultura e TP-Horticultura). A nota prática da UC é a média ponderada das notas dos TPs, que entram com o seguinte peso: TP-Viticultura – 35%; TP-Horticultura – 40%; TP-Tecno – 15% e TP-Fertilização – 10%; Os trabalhos práticos são obrigatórios e a sua não realização implica o não aproveitamento na UC. Os TPs são realizados em grupos de 3-6 alunos. Os relatórios dos TP-Viticultura e TP-Horticultura são sujeitos a discussão oral com o docente e respectiva avaliação. O TP-Technics é avaliado pela apresentação oral e discussão com os docentes em aula. IMPORTANTE: Os alunos trabalhadores estudantes ou os que tenham qualquer tipo de limitações na assistência às aulas, deverão obrigatoriamente contactar o coordenador da UC, no início do semestre, para a eventualidade de se encontrar um sistema de avaliação alternativo.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 2º semestre