Disciplina Curricular
Botânica Geral BotGer
Licenciatura Bolonha em Engenharia Agronómica - LEA 2023-2024
Contextos
Grupo: LEA 2023-2024 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares
Período:
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Pretende-se que os alunos estejam capacitados para: • Relacionar a evolução e diversidade das algas, plantas não vasculares e vasculares com a sua adaptação ao meio; • Distinguir diferentes grupos taxonómicos (Algas, Briófitos, Pteridófitos, Gimnospémicas, Angiospérmicas) com base nas principais características estruturais, morfológicas e reprodutivas; • Relacionar a organização interna das plantas vasculares com processos e funções na planta; • Reconhecer e identificar estruturas anatómicas e morfológicas em plantas vivas ou em preparações laboratoriais; • Identificar e descrever taxa representativos de diferentes grupos taxonómicos com importância económica e para conservação; • Usar corretamente a nomenclatura botânica e acompanhar as suas atualizações; • Consultar Herbários, Floras, bases de dados taxonómicas, funcionais, geográficas para apoio a trabalhos experimentais, técnicos ou científicos.
Programa
Diversidade vegetal: evolução e adaptação dos principais grupos taxonómicos de plantas. Introdução à Taxonomia e à Nomenclatura Botânica. Características gerais das algas, de plantas não-vasculares (briófitos) e de plantas vasculares sem sementes (pteridófitos). Fundamentos de histologia e anatomia das plantas vasculares com semente (gimnospérmicas e angiospérmicas): i) crescimento primário: raiz, caule e folha e ii) crescimento secundário, estrutura das plantas lenhosas. Morfologia externa das plantas vasculares com semente: raiz, caule, folha, inflorescência, flor e fruto (sensu lato). Distinção entre as classes Magnoliopsida (eudicots) e Liliopsida (monocots). Ciclos de vida e tipos fisionómicos. Taxa representativos dos principais grupos taxonómicos com interesse económico e para conservação.
Métodos de ensino e avaliação
Apresentações orais com utilização de recursos on-line permite adquirir conhecimento sobre aspetos e conceitos teóricos que são complementados com aulas práticas de campo ou de laboratório e questionários. As aulas terão lugar no campus do ISA e no Jardim Botânico da Ajuda, onde os alunos contactam com uma grande diversidade de plantas, grupos taxonómicos e condições ambientais. Em laboratório os alunos usam microscópio binocular para consolidar aspetos de histologia, anatomia e morfologia. Tarefas de grupo e apresentações curtas são realizadas sobre grupos taxonómicos selecionados (ao nível taxonómico da família ou da espécie). A avaliação de avaliação inclui um trabalho prático ou uma revisão (30%) e dois testes intercalares (70%). Em alternativa aos testes intercalares, os alunos podem fazer um exame final.