Disciplina Curricular
Necessidades Hídricas e Sistemas de Rega NHSR
Licenciatura Bolonha em Engenharia Agronómica - LEA 2023-2024
Contextos
Grupo: LEA 2023-2024 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares
Período:
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Adquirir a capacidade de analisar e equacionar questões relacionadas com a utilização da água no âmbito da agricultura de regadio em contexto de alterações climáticas; Desenvolver conhecimento dos mecanismos relativos às necessidades hídricas das plantas e sua quantificação; calcular necessidades de rega das culturas e fazer planos de condução da rega para diferentes objetivos de produção; calcular dotações de lavagem de sais do solo para diferentes culturas; Desenvolver conhecimento sobre os diferentes métodos e sistemas de rega, as suas componentes, aplicabilidade, instalação, equipamentos e critérios para a sua gestão quotidiana da rega com foco nas inovações tecnológicas; Sensibilizar para o facto de que as soluções adotadas para os sistemas de rega e a sua gestão devem considerar a componente ambiental; De uma forma geral, preparar para aconselhamento aos regantes e técnicos sobre a gestão de sistemas de rega com vista ao uso eficiente da água e da energia.
Programa
(1) Evapotranspiração de uma superfície cultivada; O método dos coeficientes culturais simples; Evapotranspiração cultural para condições padrão e não padrão; stress hídrico;(3) Balanço hídrico com rega na zona explorada pelas raízes; Dotação útil de rega, eficiência de rega e dotação total de rega; As necessidades de rega e o projeto de rega. (3) A rega em Portugal. Constituição e funcionamento dos sistemas de rega; parâmetros de rega para a gestão diária; Avaliação do desempenho dos sistemas de rega. Aspetos relativos à modernização dos sistemas de rega.
Métodos de ensino e avaliação
A UC tem 4 horas semanais de contacto, distribuídas por 1 aula teórica (T) e uma aula teórico-prática (TP) de 2 horas cada. Na aula T apresenta-se a matéria, demonstram-se equações e em alguns casos mostram-se vídeos. Nas aulas TP, com o objetivo de complementar e consolidar o estudo teórico são resolvidos problemas e apresentadas exemplos concretos de aplicações práticas. Existem duas aulas práticas de campo (TC) é avaliado o desempenho de um sistema de rega num pomar da Tapada da Ajuda. Os alunos instalam o equipamento necessário, obtém os dados necessários ao cálculo dos parâmetros de avaliação e apresentam relatório com resultados. Frequência: comparência a pelo menos 75 % das aulas. Avaliação: 2 testes classificados de 0 a 20, um após 3.5 semanas e o outro na 1ª data de avaliação. Aprovação e dispensa de exame final com média aritmética das 2 avaliações ≥ 10 com nota mínima de 8 em cada. Exame final para os alunos que não aprovados nos testes parciais, com aprovação se classificação ≥ 10.