Disciplina Curricular
Nutrição Humana NHum
Licenciatura Bolonha em Engenharia Alimentar - LEAlim 2010-2011
Contextos
Grupo: LEAlim 2010-2011 > 1º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Dotar os alunos com um conjunto de conhecimentos que lhes permitam avaliar e caracterizar os alimentos em termos do seu valor nutricional. Transmitir os fundamentos básicos da fisiologia da nutrição humana. Avaliar a qualidade nutricional das dietas alimentares e elaboração de uma dieta básica.
Programa
I – Alimentos e Nutrição Princípios básicos da nutrição humana: alimentos, nutrientes e alimentação equilibrada. Equilíbrio energético: energia dos alimentos; composição corporal; necessidades energéticas, regulação da ingestão de alimentos. Água no organismo humano: importância e necessidades. Nutrição proteica: conceitos básicos; qualidade das proteínas; necessidades proteicas; principais alimentos proteicos. Nutrição glucídica: conceitos básicos; tipos de glúcidos; necessidades em glúcidos; principais alimentos glucídicos; fibras alimentares; índice glicémico. Nutrição lipídica: conceitos básicos; tipos de lípidos; necessidades em lípidos; principais alimentos lipídicos. Nutrição vitamínica e mineral: sua importância, principais fontes alimentares de vitaminas e de minerais. II – Digestão e Absorção de Nutrientes Noções básicas de anatomia e fisiologia do aparelho digestivo. Digestão dos alimentos. Absorção dos principais nutrientes. Processos metabólicos. III – Nutrição, Saúde e Dietética Nutrição e saúde. Importância de uma alimentação equilibrada e saudável. Nutrição complementar: alimentos funcionais e suplementos dietéticos. Doenças associadas a estados deficitários proteíco-energéticos, a carências vitamínicas e a carências de minerais. Doenças associadas a excessos alimentares e de alguns nutrientes. Desordens alimentares. Alimentação e dietética. Regras para a elaboração de uma dieta básica. Regimes alimentares especiais.
Métodos de ensino e avaliação
Avaliação contínua, com as seguintes componentes:
- Teste individual;
- Seminários (em grupo) – apresentação oral com discussão e trabalho escrito.
Exame final (alunos que não realizarem a avaliação contínua).