Disciplina Curricular

Biodiversidade e Conservação BDCon

Licenciatura Bolonha em Engenharia do Ambiente - LEAmb 2023-2024

Contextos

Grupo: LEAmb 2023-2024 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Nesta disciplina pretende-se que os alunos compreendam as diferentes escalas e componentes da Biodiversidade (desde os genes e genomas às populações e ecossistemas) e a importância da sua manutenção, identifiquem os factores que as influenciam e conheçam as formas de as avaliar e conservar. Os alunos aprendem a avaliar o risco de extinção das espécies, segundo critérios IUCN. Também aprendem a usar ferramentas como Marcadores Moleculares e Sistemas de Informação Geográfica como instrumentos para a caracterização e conservação da Biodiversidade.

Programa

Introdução: Conceito de biodiversidade; Causas de Extinção; Causas da Perda da Biodiversidade; Instrumentos de Política de Conservação. Protocolos e Organizações Nacionais/Internacionais para a Biodiversidade. Biodiversidade genética e conservação e uso Sustentável dos Recursos Genéticos Vegetaais. Conceitos de Agrodiversidade. Conservação in-situ: áreas protegidas e reservas genéticas. Conservação ex-situ: Jardins Botânicos e Bancos de Germoplasma. Diversidade comunitária, paisagística e ecossistémica, mosaismo e gradientes de comunidades. Diferentes escalas espacio-temporais de expressão da biodiversidade, e suas determinantes. Avaliação da biodiversidade ao nível da comunidade e da paisagem. Princípios de selecção de comunidades e ecossistemas para conservação. Conservação das comunidades e ecossistemas: Protecção, gestão, reabilitação ou recuperação. Sobre-exploração e extracção sustentável. A aplicação dos Sistemas de Informação Geográfica na Conservação da Natureza.

Métodos de ensino e avaliação

As metodologias envolvem 1) Exposição oral pelos docentes dos tópicos programáticos e ideias-chave que estruturam o conhecimento a desenvolver 2) Prospeção e inventariação dos recursos genéticos vegetais portugueses. Conservação in situ e ex situ. Avaliação do risco de extinção das espécies, seguindo critérios IUCN. 3) Palestras c/ especialistas e visitas de estudo a actividades de conservação da biodiversidade 4) seminários - alunos apresentam trabalhos de pesq bibliográfica desenvolvidos sob orientação do docente 5) Aplicação de SIG a projecto de gestão de zona protegida. Avaliação contínua feita por módulos, com testes e/ou trabalhos em cada um dos módulos. As regras de cada módulo são acordadas entre alunos e professor responsável. A classif é uma média ponderada (calculada c/ base na duração do módulo). Os alunos que obtiverem na avaliação contínua nota = ou >10 valores estão dispensados do exame final. O Exame final (questões teóricas e/ou práticas) cobre toda a matéria

Disciplinas Execução

2023/2024 - 2º semestre