Disciplina Curricular

Projecto Integrador em Engenharia do Ambiente PIEAmb

Licenciatura Bolonha em Engenharia do Ambiente - LEAmb 2023-2024

Contextos

Grupo: LEAmb 2023-2024 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

• Fornecer a oportunidade de projeto científico, tecnológico ou de gestão, prático ou conceptual, na área da engenharia do ambiente, promovendo a aplicação de conhecimentos multidisciplinares e interdisciplinares, parte deles já adquiridos na licenciatura, no sentido da resolução de problemas; • Promover a capacidade de análise sistémica, no quadro de um percurso de transdisciplinaridade, explorando os seus conhecimentos para áreas não cobertas na licenciatura; • Incentivar a inovação e a criatividade em engenharia, incluindo planear e executar experiências de laboratório ou em pilotos, analisar e interpretar dados, desenvolver modelos matemáticos, realizar simulações em computador; • Aprofundar a dinâmica de trabalho de equipa de projeto, desenvolver competências intrapessoais, interpessoais e de pensamento crítico e inovador.

Programa

O Projeto Integrador em Engenharia do Ambiente é proposto e definido pelos orientadores, ou sob orientação destes. O Projeto Integrador pode ser realizado individualmente ou em grupo, no ISA ou externamente (universidades, centros de investigação ou empresas). O Projecto pode revestir as seguintes formas: 1. Projeto científico - uma análise profunda e academicamente rigorosa de um desafio científico, tecnológico ou da área de gestão. Pode incluir trabalho experimental e/ou computacional. 2. Projeto em empresa - projeto individual focado num desafio específico apresentado pela empresa anfitriã que requer uma solução ou análise focada numa implementação a curto prazo. 3. Projeto transdisciplinar - trabalho em equipa multidisciplinar com base em problemas/desafios reais e complexos apresentados por empresas ou instituições e que exigem contribuições de alunos de diferentes cursos do ISA e/ou da ULisboa.

Métodos de ensino e avaliação

Projetos científicos e técnicos: Avaliação com base num relatório sendo a discussão efetuada por júri. Projetos transdisciplinares: Avaliação contínua com 3 momentos de exposição pública - pitch inicial (30%) + apresentação intercalar (30%) + apresentação final (40%). Os elementos submetidos para avaliação deverão ser orientados para o desenvolvimento de um portfolio de conteúdo variável e que depende do projeto (website, relatório, poster, apresentação, modelo, vídeo de divulgação); A avaliação é efetuada por um júri constituído por, no mínimo, dois docentes incluindo uma componente de avaliação pelos pares (5% em cada momento). A componente de competências interpessoais transversais deverá valer 30%.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 2º semestre