Disciplina Curricular

Análise Sociológica AnSoc

Licenciatura Bolonha em Engenharia Florestal e dos Recursos Naturais - LEFRN 2010-2011

Contextos

Grupo: LEFRN 2010-2011 > 1º Ciclo > Tronco Comum

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta Unidade Curricular (UC) visa transmitir um conjunto de noções e conceitos básicos aplicados à análise socioeconómica de problemas associados à gestão dos territórios rurais e das paisagens e das actividades agrícola, florestal e de produção alimentar. As aulas incluirão tempos de exposição pelo docente nas aulas teóricas e a realização de exercícios práticos e tempos de apresentação dos exercícios resolvidos pelos alunos nas aulas práticas.

Programa

Sociedade e Ambiente Tema 1 – As actividades económicas em face das possibilidades do meio biofísico e do meio social Tema 2 – Impactes das actividades económicas no ambiente Tema 3 – A evolução das tecnologias e do trabalho Sociedade e Territórios Rurais Tema 4 – O percurso da agricultura e da floresta em Portugal Racionalidade do Comportamento dos Agentes Tema 5 – Diversidade de objectivos e práticas de gestão Tema 6 – Percepções e atitudes ambientais

Métodos de ensino e avaliação

Objetivos e métodos de ensino
1. Esta Unidade Curricular (UC) visa transmitir um conjunto de noções e conceitos básicos aplicados à análise socioeconómica de problemas associados à gestão dos territórios rurais e das paisagens e das atividades agrícola, florestal e de produção alimentar.
2. As aulas incluirão tempos de exposição pelo docente nas aulas teóricas e a realização de exercícios práticos e tempos de apresentação dos exercícios resolvidos pelos alunos nas aulas práticas.
Avaliação de conhecimentos
3. A avaliação de conhecimentos poderá ser por: (i) Avaliação contínua ou (ii) Exame Final.
4. A modalidade “avaliação contínua” basear-se-á: (i) no desempenho e atitude participativa do aluno quer nas aulas teóricas quer nas aulas práticas, (ii) na resolução de exercícios/ trabalhos práticos, (iii) na apresentação, pelos alunos, destes exercícios/trabalhos e (iv) na realização de dois testes: um a concretizar no final dos três primeiros Temas e o outro no final dos restantes Temas do Programa da UC.
5. A classificação final obtém-se pela média ponderada da classificação nos dois testes (70%) e da classificação dos exercícios/trabalhos práticos (30%).
6. A aprovação na Unidade Curricular na modalidade “avaliação contínua” dependerá de: a. Classificação igual ou superior a 10 valores nos dois testes. Caso o aluno tenha nota inferior a 10 valores num dos testes poderá repeti-lo só na primeira data do Exame Final fixada para a UC. b. Apresentação com aprovação dos exercícios/trabalhos práticos, c. Respeito por um mínimo de 75% de presenças na totalidade das aulas práticas e das aulas teóricas.
7. Caso o aluno não respeite qualquer um dos itens enumerados no ponto anterior poderá fazer Exame Final para a totalidade da matéria leccionada na UC.
8. Note-se que o Exame Final deverá ser encarado como recurso e não como modalidade normal de avaliação da Unidade Curricular.
Admissão a exame final
9. A admissão a Exame Final dependerá do respeito por um mínimo de 75% de presenças na totalidade das aulas práticas e das aulas teóricas.

Disciplinas Execução

2021/2022 - 1º semestre

2020/2021 - 1º semestre

2019/2020 - 1 semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre

2015/2016 - 1 Semestre

2014/2015 - 1 Semestre

2013/2014 - 1 Semestre