Disciplina Curricular

Silvicultura I Silvi-I

Licenciatura Bolonha em Engenharia Florestal e dos Recursos Naturais - LEFRN 2010-2011

Contextos

Grupo: LEFRN 2010-2011 > 1º Ciclo > Tronco Comum

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A UC Silvicultura II tem por objetivo dar aos alunos as competências para gerir florestas de modo sustentável. No final desta UC os alunos deverão saber: a) elaborar recomendações de fertilização; b) planear um programa de recolha, manuseamento e conservação de sementes; c) identificar parâmetros de qualidade de plantas produzidas em viveiro; d) reconhecer e sugerir técnicas de preparação de terreno; e) identificar e planear a aplicação de cortes culturais num sistema florestal; f) distinguir e sugerir tipos de cortes de realização/regeneração; g) identificar situações onde a opção pela gestão da regeneração natural deva ser tomada.

Programa

1. Nutrição vegetal: nutrientes vegetais, elementos benéficos e outros elementos, a absorção e o transporte de nutrientes, os nutrientes vegetais na planta e no solo. 2. Adubos e corretivos: tipos e principais características. Recomendações de fertilização: a análise de terra e a análise de plantas como suporte da fertilização racional, aspetos práticos da fertilização de espécies florestais. 3. Áreas produtoras de sementes, colheita e processamento da semente. 4. Produção de plantas em viveiro; avaliação da qualidade das plantas. 5. Materiais Florestais de Reprodução (MFR). 6. Sistemas de produção florestal. A floresta, o povoamento e a estação (site). Regime, composição e estrutura de um povoamento. Modos de tratamento ou de exploração. Teoria geral da intervenção produtiva. A sustentabilidade dos ecossistemas florestais. 7. Técnicas de arborização: regeneração artificial, preparação de terreno e plantação. 8. Cortes culturais: limpezas, podas fitossanitárias, de formação e de manutenção, desramações e desbastes. 9. Cortes de realização ou de regeneração. 10. Regeneração natural. Silvicultura pós fogo. 11. Conversões e transformações.

Métodos de ensino e avaliação

Frequência:
A frequência na UC é obtida pela presença nas visitas de estudo e pela apresentação oral de um tema relacionado com as visitas.
Os trabalhadores estudantes ou outros que estejam impossibilitados de participar nas visitas de estudo, desde que as faltas sejam devidamente justificadas, deverão realizar um trabalho escrito sobre um tema indicado pela coordenadora da UC.
A frequência é válida no ano em que é obtida e nos dois anos letivos seguintes.
Avaliação contínua:
A avaliação contínua implica a realização de 2 testes e a apresentação oral de um trabalho (em grupo).
A classificação final (CF) é dada por:
CF = 0.2 T1 + 0.7 T2 + 0.1 Trabalho
Sendo:
T1 - teste da matéria do Prof. Henrique Ribeiro;
T2 - teste da matéria do Prof. Filipe Costa e Silva e da Profª Paula Soares;
Trabalho - apresentação oral, em grupo, sobre um tema relacionado com as visitas de estudo.
Os alunos que obtiverem, na avaliação contínua, classificação igual ou superior a 10 valores e que tenham classificação igual ou superior a 9.0 valores em T1, T2 e Trabalho estão dispensados do exame final.

Exame:
Todo o aluno que tenha obtido frequência pode optar pela realização do exame. Neste caso, a classificação final (CF) é dada por:
CF = 0.9 E + 0.1 Trabalho
Sendo:
E - exame sobre a totalidade da matéria lecionada (classificação igual ou superior a 9.0 valores e arredondada às unidades);
Trabalho - apresentação oral, em grupo, sobre um tema relacionado com as visitas de estudo (classificação igual ou superior a 9.0 valores e arredondada às unidades).

Caso se apresente à 1ª data de exame anula a classificação obtida em avaliação contínua.
Considera-se aprovado o aluno que obtenha frequência e classificação final (em avaliação contínua ou exame) igual ou superior a 10 valores.

Disciplinas Execução

2021/2022 - 1º semestre

2020/2021 - 1º semestre

2019/2020 - 1 semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre

2015/2016 - 1 Semestre

2014/2015 - 1 Semestre

2013/2014 - 1 Semestre