Disciplina Curricular

Gestão da Caça e Pesca GCP

Licenciatura Bolonha em Engenharia Florestal e dos Recursos Naturais - LEFRN 2010-2011

Contextos

Grupo: LEFRN 2010-2011 > 1º Ciclo > Tronco Comum

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Saber como é efetuada a gestão da atividade de pesca e de caça: agentes, instrumentos e motivações. Conhecer a gestão administrativa da caça e da pesca em Portugal, e legislação relevante. Saber planear e gerir pesqueiros e zonas de caça.

Programa

As bacias hidrográficas enquanto unidade ecológica: caracterização da rede e dos meios hídricos; comunidades aquáticas; princípios básicos de funcionamento do meio; alterações por acção humana. Ictiofauna, espécies e populações: espécies e interesse pesqueiro; ecologia das populações pesqueiras; limitações do meio. Agentes de gestão pesqueira: o triunvirato pescadores, pescado e meio aquático; espécies e formas de pesca; pesca desportiva e profissional. Princípios e instrumentos de gestão pesqueira: legislação, territorialização e administração; métodos de ordenamento da pesca; intervenções em habitats e em populações. Elaboração de um Plano de Pesca.
Princípios gerais do ordenamento cinegético: a caça no contexto dos recursos naturais renováveis; habitat, fauna e relações tróficas; etapas do ordenamento; caça e conservação da biodiversidade. Espécies cinegéticas: caça maior e caça menor; elenco das espécies cinegéticas; biologia e ecologia das espécies cinegéticas. Regulamentação da caça: princípios gerais; competências e enquadramento jurídico; legislação e instrumentos de regulamentação. Processos e meios cinegéticos: processos e meios de caça; caça maior; caça menor a espécies residentes; caça menor a espécies migradoras. Elaboração de um Plano de Caça.

Métodos de ensino e avaliação

AVALIAÇÃO

Dois trabalhos práticos dão a frequência e correspondem a 50% da nota final. Dois testes de escolha múltipla dão a nota da parte teórica correspondendo aos 50% restantes.

Dois trabalhos de planeamento de uma zona de pesca e de uma zona de caça dão a nota prática e frequência (50%). Dois testes de escolha múltipla ou um exame final dá a nota teórica (50%).
MÉTODOS DE AVALIAÇÃO
•Apresentações colocadas no site
•Dois livros de apoio no site
•Dois trabalhos, 2 testes, 2 visitas de estudo
•As visita de estudo são obrigatórias (exceto justificação escrita) mas não tem relatório
•Os dois trabalhos práticos dão a frequência e pesam 25% da nota, cada um
•Os dois testes representam avaliação contínua e pesam 25% da nota cada um

GRUPOS
Os grupos organizam-se no âmbito dos trabalhos práticos.

Disciplinas Execução

2021/2022 - 2º semestre

2020/2021 - 2º semestre

2019/2020 - 2 semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre

2015/2016 - 2 Semestre

2014/2015 - 2 Semestre

2013/2014 - 2 Semestre