Disciplina Curricular

Física II Fisic-II

Licenciatura Bolonha em Engenharia Florestal e dos Recursos Naturais - LEFRN 2010-2011

Contextos

Grupo: LEFRN 2010-2011 > 1º Ciclo > Tronco Comum

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Objetivos de aprendizagem da unidade curricular (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos alunos) Consolidar conhecimentos do ensino secundário em matérias relevantes para os cursos do ISA, designadamente em temas de calorimetria e trocas de calor. Preparar os alunos em temas selecionados de termodinâmica, transferências e balanços de calor e massa, adaptados às licenciaturas do ISA e em consonância com o que é prática habitual a nível internacional no 1º ano de cursos de engenharias de biosistemas ou afins. Para além dos conhecimentos adquiridos e não menos importante: treinar o raciocínio lógico, promover o desenvolvimento da capacidade de quantificar/equacionar e a compreensão elementar dos processos em física.

Programa

I parte – Calor (8,5 semanas) 1. Calor e temperatura. Dilatação. Calorimetria. Capacidades caloríficas. Calor latente. 2. Transferência de energia. Condução. Convecção. Radiação. Leis de S-Boltzmann, Planck e Wien. 3. Propriedades térmicas da matéria. Superfícies pVT para substância real. Pressão do vapor. Humidade atmosférica. 4. Termodinâmica. 1ª lei. Trabalho e calor num ciclo. Rendimento. Equações de estado adiabáticas. Ciclo de Carnot. 2ª lei. Máquinas. Reversibilidade e entropia. II parte - Fluxos e gradientes. Balanços de massa e energia (5,5 semanas) 1. Fluxo de massa em meios contínuos. Concentração, gradiente. Difusão molecular, lei de Fick, difusão com convecção. 2. Equação geral de transporte. Analogia entre transporte de várias entidades. Resistência. 3. Movimento da água num meio poroso. Potencial de água. Transporte de solutos num meio poroso por difusão e convecção. Aplicação do conceito de fluxos e resistências no continuum SPA. 4. Balanços de energia e massa. VC e condições de fronteira. Fontes e sumidouros. Balanços de massa. Acumulação de massa e variação da concentração mássica numa mistura. Balanço de energia. Acumulação de calor e variação da temperatura. 5. Equipamentos e casos-estudo. Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular Os conteúdos resultam da experiência anterior, quer própria, quer por consenso para este nível de ensino, do conhecimento das capacidades e necessidades dos alunos das várias licenciaturas em engenharia e biologia, em 27 anos de ensino desta UC, e de consulta das várias comissões de curso, no que respeita aos conteúdos.

Métodos de ensino e avaliação

Durante o ano de 2021, dadas as características da disciplina e a situação pandémica, a frequência é obtida através da realização de um exercício por cada capítulo com submissão na plataforma Fénix dentro de um certo prazo. Conforme regras gerais de avaliação no ISA, a frequência obtida num ano é válida por mais dois anos lectivos.

Caso o aluno tenha obtido frequência, tem acesso à avaliação final na disciplina de Física II que consiste no exame. No exame final é exigida a obtenção de um mínimo de 25% da classificação teórica e um mínimo de 25% da classificação prática, para a avaliação ser válida para aprovação.

A classificação para obter aprovação pressupõe um mínimo de 9,5 valores, correspondente à média ponderada das duas componentes da avaliação descritas anteriormente.

Outros detalhes serão dados em função da evolução da situação pandémica.

Disciplinas Execução

2021/2022 - 2º semestre

2020/2021 - 2º semestre

2019/2020 - 2 semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre

2015/2016 - 2 Semestre

2014/2015 - 2 Semestre

2013/2014 - 2 Semestre