Disciplina Curricular

Física I Fisi-I

Licenciatura Bolonha em Engenharia Florestal e dos Recursos Naturais - LEFRN 2010-2011

Contextos

Grupo: LEFRN 2010-2011 > 1º Ciclo > Tronco Comum

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Consolidar conhecimentos do ensino secundário em matérias relevantes para os cursos do ISA, designadamente em temas de mecânica. Preparar os alunos em temas selecionados de mecânica de fluidos, adaptados às licenciaturas do ISA e em consonância com o que é prática habitual a nível internacional no 1º ano de cursos de engenharias de biossistemas ou afins. Para além dos conhecimentos adquiridos e não menos importante: treinar o raciocínio lógico, promover o desenvolvimento da capacidade de quantificar/equacionar e a compreensão elementar dos processos em física.

Programa

1. Unidades e grandezas físicas. Sistemas de unidades. Notação. Conversões. Análise dimensional. Operações com vetores. 2. Movimento retilíneo com aceleração constante. Trajetória. Posição. Velocidade. Aceleração. Equações paramétricas do movimento. Equações vetoriais do movimento 3. Movimento curvilíneo em 2 ou 3 dimensões. Equações paramétricas e vetoriais do movimento. Vetor velocidade e vetor aceleração. Aceleração tangencial e aceleração normal. Aplicação ao movimento de um projétil e ao movimento circular. 4. Forças e movimento: aplicação das leis de Newton. Forças e resultante. Leis de Newton. Diagramas do corpo livre. Aplicações a corpos sujeitos apenas a translação. Aplicações a corpos sujeitos a ligações. Leis de Newton em referenciais acelerados: forças de inércia. Dinâmica do movimento circular. 5. Trabalho e energia. Trabalho de uma força. Potência. Princípio trabalho-energia. Generalização para forças variáveis e trajetórias curvas. Trabalho de forças conservativas e energia potencial. Conservação de energia mecânica. Trabalho de forças não conservativas. Balanço de energia mecânica. 6. Momento linear. Conservação do momento linear. Impulso. Colisões 7. Mecânica de Fluidos. Hidrostática. Propriedades dos fluidos. Princípio fundamental. Lei de Pascal. Medidores de pressão. Impulsão. Hidrodinâmica. Escoamento dos fluidos. Equação da continuidade. Equação de Bernoulli. Movimento dos fluidos reais. Viscosidade. Escoamento laminar. Escoamento turbulento. Generalização da equação de Bernoulli aos fluídos reais. Potência do escoamento. Forças de arrastamento em corpos submersos. Lei de Stokes. 8. Equilíbrio do corpo rígido. Sistemas de partículas. Movimento de translação e de rotação. Centros de massa. Linha de ação da resultante de duas forças paralelas. Momento de uma força. Condições de equilíbrio do corpo rígido. Aplicações; máquinas mecânicas. Binário

Métodos de ensino e avaliação

1. Frequência e avaliação dos trabalhos práticos:
É necessário ter frequência para poder ser admitido a exame final. A frequência é obtida mediante:
i. a realização e entrega de todos os relatórios dos trabalhos práticos experimentais calendarizados. Os enunciados dos trabalhos práticos estão disponíveis na página da unidade curricular em data a anunciar. Esta atividade é realizada em grupo de trabalho e deverá ser coordenada pelo respetivo docente dos turnos práticos.
ii. a aprovação na avaliação oral sobre os referidos relatórios a decorrer na última semana de aulas.
À frequência fica associada a nota desta prova, que poderá ser de 1.0, 1.5, 2.0, 2.5 ou 3.0 valores, conforme ela tenha obtido a classificação de insuficiente, suficiente, bom, muito bom e excelente. Estão sujeitos a este regime todos os alunos inscritos na UC, que não tenham obtido frequência nos anos anteriores, sem exceção.
A frequência, e respetiva nota, obtida nos anos letivos anteriores é válida para acesso ao exame do ano letivo corrente. 2. Exame final:
O teste de exame final será realizado no respetivo período de exames. Haverá duas datas de exame. Têm acesso a estas datas de exame os alunos que obtiverem frequência. Em caso de não comparecerem ou de reprovação na 1ª data de exame, os alunos têm automaticamente direito a realizar/repetir o exame na 2ª data.
Esta avaliação será classificada na escala de 0 a 17.
3. Nota final da unidade curricular
A nota final da unidade curricular será a soma de duas componentes:
• A componente A que é a nota obtida no exame final (máximo 17 valores).
• A componente B que é a nota obtida na avaliação dos trabalhos experimentais (máximo 3 valores)
4. Avaliação em teste intercalar
Não será realizada nenhuma avaliação parcial na forma de teste escrito durante o período de aulas.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1º semestre

2022/2023 - 1º semestre

2021/2022 - 1º semestre

2020/2021 - 1º semestre

2019/2020 - 1 semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre

2015/2016 - 1 Semestre

2014/2015 - 1 Semestre

2013/2014 - 1 Semestre