Disciplina Curricular

Física I Fisi-I

Licenciatura Bolonha em Engenharia Florestal e dos Recursos Naturais - LEFRN 2010-2011

Contextos

Grupo: LEFRN 2010-2011 > 1º Ciclo > Tronco Comum

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Consolidar conhecimentos do ensino secundário em matérias relevantes para os cursos do ISA, designadamente em temas de mecânica. Preparar os alunos em temas seleccionados de mecânica de fluidos, adaptados às licenciaturas do ISA e em consonância com o que é prática habitual a nível internacional no 1º ano de cursos de engenharias de bio-sistemas ou afins. Para além dos conhecimentos adquiridos e não menos importante: treinar o raciocínio lógico, promover o desenvolvimento da capacidade de quantificar/equacionar e a compreensão elementar dos processos em física.

Programa

Módulo I - Mecânica 1.Unidades e grandezas físicas.Sistemas. Notação. Conversões. Análise dimensional. 2.Operações com vetores 3.Cinemática. Equações do movimento. 4.Dinâmica. Discussão da 2ª lei de Newton. Gravitação. Sistemas inerciais de referência; forças não inerciais. 5.Movimento no plano. Trajectória de um projéctil. Movimento circular. Aceleração tangencial e normal. Força centrípeta. Movimentos circulares. Velocidade e aceleração angulares. 6.Trabalho e energia. Energia cinética e potencial. Conservação da energia mecânica total. Forças conservativas e dissipativas. Potência. 7.Impulso e quantidade de movimento. Conservação da quantidade de movimento. Colisões. Módulos II - Elasticidade, Mecânica de Fluidos 1.Elasticidade. Tensão de tracção, de compressão e de cisalhamento. Variação da pressão hidrostática. Deformações. Lei de Hooke. Módulos de elasticidade. 2.Hidrostática. Princípio fundamental. Lei de Pascal. Medidores de pressão. Impulsão. Tensão superficial e capilaridade. 3.Hidrodinâmica. Princípio da continuidade. Teorema de Bernoulli. Viscosidade. Lei de Poiseuille. Nº de Reynolds. Lei de Stokes.

Métodos de ensino e avaliação

Frequência e avaliação
Esta unidade curricular (UC) está dividida em 2 módulos:
• O módulo 1 que terminará na 1ª semana de Novembro incluirá a matéria referida no módulo 1 do programa da disciplina;
• O módulo 2, a decorrer no restante período do semestre, incluirá a matéria referida no módulo 2 do programa da disciplina.

1. Frequência
É necessário ter frequência para poder ser admitido a exame final. A frequência é obtida mediante a entrega de, no mínimo, 75% dos relatórios dos trabalhos experimentais realizados nas aulas práticas e a aprovação na avaliação oral sobre os referidos relatórios a decorrer na última semana de aulas. À frequência fica associada a nota desta prova, que poderá ser de 1, 2 ou 3 valores, conforme ela tenha obtido a classificação de suficiente, bom ou muito bom.
Estão sujeitos a este regime todos os alunos inscritos na UC, que não tenham obtido frequência nos dois anos anteriores, sem exceção.

2. Avaliação
A nota final será a soma de duas componentes:
•A componente A que é a nota obtida no exame final (máximo 17 valores).
•A componente B que é a nota obtida na avaliação dos trabalhos experimentais (máximo 3 valores) São aprovados os alunos que obtiverem na soma das duas componentes uma classificação > ou = a 10 valores, tendo obtido na componente A uma nota ≥ 8 valores.
A componente A é obtida no exame final.
A componente B é obtida quando da obtenção da frequência. O exame final está dividido em duas partes correspondentes à matéria de cada um dos módulos. Em cada parte haverá um bloco de questões teóricas e um outro com resolução de problemas. Os alunos podem dispensar da parte correspondente ao módulo 1 nas condições referidas no ponto seguinte. A nota final terá a seguinte ponderação:
Módulo 1 – 50%
Módulo 2 – 50%

3. Prova de avaliação do módulo 1.
Será realizada uma avaliação parcial correspondente à matéria do módulo 1 (normalmente na 2ª semana de Novembro) na forma de teste escrito. Esta avaliação será classificada na escala de 0 a 17. A obtenção de uma nota ≥ 6.5 valores permite dispensar da parte do exame final correspondente ao módulo 1. A dispensa é valida apenas para as provas realizadas no presente ano letivo

Disciplinas Execução

2021/2022 - 1º semestre

2020/2021 - 1º semestre

2019/2020 - 1 semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre

2015/2016 - 1 Semestre

2014/2015 - 1 Semestre

2013/2014 - 1 Semestre