Disciplina Curricular

Estatística Est

Licenciatura Bolonha em Engenharia Florestal e dos Recursos Naturais - LEFRN 2023-2024

Contextos

Grupo: LEFRN 2023-2024 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Rever e aprofundar conceitos e métodos de sumarização e visualização de dados. Conhecer os principais modelos probabilísticos que constituem as bases da inferência estatística clássica. Construir e interpretar intervalos de confiança e testes de hipóteses para os principais parâmetros populacionais e testes de ajustamento. No final desta unidade curricular (UC) o aluno deverá ter adquirido conhecimentos, aptidões e competências teóricas e computacionais que lhe permitam: (i) descrever conjuntos de dados através de indicadores numéricos e diversos tipos de gráficos; (ii) aplicar inferência estatística (testes de hipóteses e/ou intervalos de confiança) para responder a questões suscitadas pela análise exploratória, validando os pressupostos das metodologias inferenciais.

Programa

Parte A - Estatística descritiva a uma e duas dimensões 1. Tabelas de frequência e representação gráfica. 2. Indicadores de localização e dispersão de dados unidimensionais; noção e identificação de “outlier”. 3. Dados bidimensionais: indicadores numéricos; regressão linear simples; método dos mínimos quadrados; coeficiente de determinação. Parte B - Teoria da probabilidade 1. Breve revisão dos conceitos de probabilidade de acontecimentos: definição axiomática, teoremas da probabilidade total e de Bayes. 2. Variáveis aleatórias e vetores aleatórios. 3. Principais distribuições discretas (uniforme, binomial, geométrica, multinomial, hipergeomética e de Poisson) e contínuas (uniforme, normal, exponencial, qui-quadrado, t e F). Parte C - Inferência Estatística 1. Teoria da estimação: população, amostra aleatória, estimador, estimativa. 2. Intervalos de confiança e testes de hipóteses paramétricos; construção e interpretação. 3. Testes qui-quadrado baseados na estatística de Pearson.

Métodos de ensino e avaliação

O tempo letivo está repartido entre aulas teóricas e aulas teórico-práticas. As aulas teóricas são expositivas promovendo-se a interação com os alunos. São expostos os conceitos e metodologias devidamente complementados com exemplos. Fazem-se algumas demonstrações. Nas aulas teórico-práticas pretende-se que os alunos participem ativamente na resolução e discussão dos exercícios propostos e que procurem esclarecer dúvidas. Os exercícios são resolvidos com apoio de calculadora e também, sempre que possível, utilizando a aplicação informática lecionada na UC “Introdução à Programação”. A avaliação consiste na realização presencial, em algumas aulas teóricas, de Questionários no Moodle; um projeto computacional individual com discussão oral; e Exame final.

Disciplinas Execução

2024/2025 - 1º semestre

2023/2024 - 1º semestre