Disciplina Curricular
Solos Sol
Licenciatura Bolonha em Engenharia Florestal e dos Recursos Naturais - LEFRN 2023-2024
Contextos
Grupo: LEFRN 2023-2024 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Nesta Unidade Curricular pretende-se que os alunos adquiram conhecimento e competência para: 1. Avaliar as funções do solo e os fatores delas determinantes no âmbito do funcionamento dos ecossistemas terrestres; 2. Utilizar informação cartográfica na avaliação da diversidade e distribuição dos recursos-solo ao nível da unidade de paisagem com vista às adequadas opções de ordenamento; 3. Delinear e planear o estabelecimento de sistemas de gestão de ecossistemas agrícolas e florestais em consonância com o princípio da eficiência de uso de recursos e da preservação da qualidade desses recursos, nomeadamente no que respeita ao solo, adequando as soluções de gestão a objetivos concretos de produção, de qualidade ambiental, ou de prestação de serviços ambientais pelos ecossistemas.
Programa
1. Constituintes do solo. Constituintes minerais. Minerais primários e secundários: estrutura e propriedades. Matéria orgânica do solo: constituição e fracionamento. Propriedades gerais e interação com os constituintes minerais. 2. Propriedades do solo. Textura. Complexo coloidal e troca iónica. Reação do solo: acidez e alcalinidade. Capacidade tamponizante do solo. Arquitetura e estabilidade dos agregados do solo. Massa volúmica do solo e sistema de porosidade. Consistência do solo. Características e comportamento da água no solo. Teor de humidade e potencial da água no solo. O movimento da água no solo. Estado de humidade do solo. Arejamento e temperatura do solo. 3. Fatores e processos de formação do solo. Organismos vivos e ecologia do solo. Sistematização taxonómica universal dos solos (WRB) e classificação, distribuição e características dos solos que ocorrem em Portugal. Análise e uso da informação cartográfica dos solos em Portugal e avaliação geral de solos e de terras.
Métodos de ensino e avaliação
A unidade curricular compreende dois módulos: (a) Constituintes e propriedades do solo e (b) Classificação e avaliação de solos. As aulas teóricas são apresentadas em powerpoint e é disponibilizado um conjunto de textos de apoio; as aulas práticas são ministradas em laboratório equipado com data-show e com o apoio de uma vasta coleção de monólitos de solo, e no campo onde existem perfis para observação. A avaliação pode ser feita por: (i) Avaliação por testes após a lecionação de cada um dos módulos. Desde que a média dos testes seja pelo menos de dez valores, e nenhum deles tenha nota inferior a oito valores, o aluno poderá prescindir do exame final. (ii) Avaliação em exame final sobre toda a matéria. A aprovação é obtida com média de pelo menos de dez valores, devendo ser oito a nota mínima a obter em cada um dos módulos. Se o aluno já tiver sido aprovado ao longo do semestre num dos módulos pode prestar provas, se o entender, apenas sobre a matéria do outro módulo.