Disciplina Curricular

Ecologia e Sustentabilidade Ecológica ESEco

Licenciatura Bolonha em Engenharia Florestal e dos Recursos Naturais - LEFRN 2023-2024

Contextos

Grupo: LEFRN 2023-2024 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Conhecer os factores bióticos e abióticos que intervêm nos ecossistemas, conhecer a estrutura e as interacções das populações e comunidades biológicas, perceber o funcionamento dos ecossistemas terrestres e aquáticos, compreender a forma como a ecologia pode ser utilizada na gestão de ecossistemas e nas actividades de gestão do solo e dos recursos naturais.

Programa

Princípios da ciência ecológica e escalas de atuação no espaço e no tempo. Competição, Predação e outras interações bióticas. Estrutura populacional, crescimento e interações populacionais. Determinantes de invasão de espécies. Sustentabilidade e uso de populações animais e vegetais e seus suportes biofísicos. Propriedades e traços das comunidades. Sucessões no espaço e no tempo, naturais e após intervenção humana. Estabilidade dos ecossistemas, resistência e resiliência à mudança, traços de robustez e de fragilidade. Bacias de receção e limiares de mudança e reversibilidade. Fluxos de matéria e de energia, circulação lente e rápida de materiais, efeitos da atividade humana. Controle e gestão de redes tróficas, papel das atividades humanas. Indicadores e monitorização da sustentabilidade ecológica. Ecossistemas urbanos. Agroecologia, princípios e aplicações. Soluções baseadas na natureza para a gestão de infraestruturas verdes azuis, de habitats naturais, e de manutenção das suas funções e serviços. As aulas práticas incluem 4 trabalhos: interações entre plantas e polinizadores, amostragem de populações animais em diferentes contextos, inventário de habitats terrestres em zonas agrícolas e de floresta, biodiversidade funcional animal e vegetal em parcelas de diferentes ecossistemas.

Métodos de ensino e avaliação

As aulas teóricas são duas por semana, com ensinamentos claros, sucintos, nucleares. Os alunos tem acesso ao material leccionado (apresentações, vídeos e links) e seguem os livros de texto, acessíveis em pdf. São sujeitos a 2 testes rápidos de escolha múltipla, correspondendo a 50% da nota, ou em alternativa do exame. São feitas perguntas a meio da aula e a intervalos regulares. É suscitada a discussão em permanência sobretudo nas questões de sustentabilidade ecológica na exploração de recursos naturais, que a matéria suscita. Um convidado vem apresentar um caso de estudo para discussão. As aulas práticas são constituídas por 4 casos de estudo, realizados na Tapada da Ajuda. Estes trabalhos ilustram a matéria teórica e seguem o seu conteúdo. Incluem uma introdução, recolha de material, análise e um pequeno relatório/apresentação. São avaliados e correspondem a 50% da nota final. Ou quem quer melhorar a nota da matéria teórica.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 2º semestre