Disciplina Curricular
Pragas e Doenças Florestais PDF
Licenciatura Bolonha em Engenharia Florestal e dos Recursos Naturais - LEFRN 2023-2024
Contextos
Grupo: LEFRN 2023-2024 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Identificar os tipos de pragas e doenças florestais de acordo com o seu modo de ação. Conhecer os ciclos de vida, biologia, formas de transmissão, fatores de risco e prevenção das espécies mais importantes. Identificar sintomas, sinais e danos. Conhecer os principais problemas fitossanitários em viveiros florestais. Diagnosticar as principais pragas e doenças das plantações de resinosas e folhosas com expressão no território nacional. Identificar plantas invasoras e relacionar as suas características biológicas e ecológicas com a capacidade de invasão de ecossistemas florestais. Conhecer a legislação e avaliar o risco de novas introduções.
Programa
1. Caracterização das doenças florestais por grupos de patogénios e sintomatologia: radiculares, do tronco, vasculares, doenças das folhas e ferrugens. Por grupo apresentam-se as principais doenças de resinosas e folhosas. Para cada binómio patogénio X hospedeiro é dada a biologia, os sintomas e sinais e principais fatores de risco. Diagnóstico e Postulados de Koch, parasitismo e patogenicidade. 2. Caracterização das pragas florestais, biologia e ecologia por guildas alimentares: desfolhadores, sugadores de seiva, consumidores de meristemas, raízes e frutos, indutores de galhas, subcorticais, perfuradores, ambrosiófagos e xilófagos. Para cada guilda são apresentadas as principais pragas de resinosas e de folhosas, incluindo espécies nativas e invasoras, dando exemplos. 3. Plantas invasoras: principais espécies de invasoras de ecossistemas florestais em Portugal: biologia e ecologia. Legislação e regulamentação nacional e europeia.
Métodos de ensino e avaliação
Aulas teórico-práticas. Os conceitos teóricos são aprendidos por exposição oral e por pesquisa dos alunos sobre temas fornecidos pelo docente usando material didático adequado. A identificação prática de pragas e doenças é feita em ambiente de campo ou laboratório. As aulas de campo permitem a observação nas árvores de sinais, sintomas e recolha de material. Nas aulas de laboratório os alunos fazem a identificação taxonómica apoiados em chaves e guias de campo. Desenvolvimento de um trabalho autónomo tutorial sobre uma praga, doença ou planta invasora e apresentação. Avaliação por frequência: teste intermédio e trabalhos práticos. Exame final