Disciplina Curricular
Flora e Vegetação FVeg
Licenciatura Bolonha em Engenharia Florestal e dos Recursos Naturais - LEFRN 2023-2024
Contextos
Grupo: LEFRN 2023-2024 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares
Período:
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
• Pretende-se que os alunos estejam capacitados para: • Utilizar corretamente os principais conceitos relativos ao estudo da flora e à Ciência da Vegetação; • Relacionar a distribuição da flora e a vegetação com a diversidade da paisagem territorial e com a influência de fatores ambientais; • Identificar e descrever taxa relevantes para a identificação de comunidades vegetais e do coberto florestal no território nacional; • Integrar aspetos legislativos nacionais e europeus em casos de estudo; • Avaliar o estado de conservação da vegetação de um determinado biótopo e dos habitats Natura 2000; • Identificar ameaças à conservação da flora e vegetação e propor estratégias de gestão; • Utilizar Herbários, Floras, bases de dados e outros recursos específicos, bem como analisar mapas de vegetação para investigação e realização de estudos técnicos, como a avaliação de impactes ambientais.
Programa
Introdução ao estudo da Ciência da Vegetação. Geobotânica: origem, distribuição, adaptação e associação das plantas de acordo com a localização geográfica e sua evolução. Bioclimatologia e biogeografia. Dinâmica da vegetação: vegetação atual e sucessão ecológica. Flora e vegetação natural em Portugal: padrões de distribuição, riqueza e taxa com interesse para conservação. Principais ameaças à conservação. Instrumentos legislativos de proteção da flora e vegetação: convenções internacionais, regulamentação nacional e europeia, medidas e incentivos. Cartografia de comunidades vegetais: delimitação geográfica e obtenção de dados. Amostragem da vegetação. Avaliação do estado de conservação de Habitats da Rede Natura 2000 - Sítios de Importância Comunitária e Zonas de Proteção Especial. Estratégias de gestão.
Métodos de ensino e avaliação
A unidade curricular consta de aulas teóricas (T), práticas de campo (PC) e em laboratório (PL). As apresentações orais nas aulas T com utilização de recursos on-line permitem adquirir conhecimento sobre aspetos e conceitos teóricos que são complementados com aulas práticas de campo, em laboratório e trabalho autónomo. A leitura prévia de documentos e textos curtos de apoio às aulas permitirá um melhor acompanhamento de conteúdos, que será consolidado com questionários de auto-avaliação. As aulas de campo terão lugar no campus do ISA e Reserva Botânica Natural António Xavier Pereira Coutinho, onde os alunos contactam com uma grande diversidade de plantas, comunidades e condições ambientais. As atividades desenvolvidas nas aulas em campo serão finalizadas em laboratório. A avaliação inclui um trabalho prático (30%) e um teste (70%). Em alternativa, os alunos poderão realizar um exame final.