Disciplina Curricular
Introdução à Ciência e Organização de Dados ICOD
Licenciatura Bolonha em Engenharia Florestal e dos Recursos Naturais - LEFRN 2023-2024
Contextos
Grupo: LEFRN 2023-2024 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares
Período:
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Nesta UC pretende-se que os alunos contactem com problemáticas associadas à estruturação de dados em contexto de resolução de problemas e, simultaneamente, que dominem as funcionalidades das folhas de cálculo, de forma a poderem utilizá-las autonomamente quer noutras UC do curso quer num contexto profissional. Após a conclusão desta UC, espera-se que os alunos: ● dominem os princípios de organização de dados que possibilitam o seu processamento automático e a sua re-utilização; ● utilizem as funcionalidades das folhas de cálculo para processamento de dados de forma criativa e eficiente; ● saibam integrar dados tabulares provenientes de fontes diversas; ● saibam utilizar dicionários de dados; ● criem e organizem os seus próprios conjuntos de dados de forma eficaz.
Programa
1. Princípios elementares de organização de dados tabulares. 2. Funcionalidades das folhas de cálculo: operadores aritméticos e relacionais, funções intrínsecas (e.g., para Estatística Descritiva, cruzamento de tabelas), fórmulas básicas e avançadas – referências relativas, absolutas e mistas, locais e externas (noutras folhas e/ou noutros ficheiros ou serviços WEB), produção de gráficos. 3. Pesquisa e acesso a conjuntos de dados disponíveis na WEB (e.g. fontes oficiais e similares). 4. Integração de dados provenientes de fontes diversas. 5. Re-utilização de dados e meta-dados - normas.
Métodos de ensino e avaliação
A metodologia será essencialmente prática utilizando como ferramenta informática a folha de cálculo. Os alunos serão confrontados com vários problemas de dificuldade crescente e caracterizados por envolverem o tratamento de dados em volume variável e requerendo processamentos de tipos diversos (desde os mais elementares aos mais complexos). Aulas teóricas (7h): Apresentação geral de conceitos e princípios, discussão de problemáticas, exemplos de soluções gerais. Aulas teórico-práticas (21h): Exercícios práticos de aplicação e consolidação dos conceitos apresentados nas aulas teóricas e sua complementação e aprofundamento num contexto de resolução de problemas, em salas de aula equipadas com computadores. Trabalho independente do aluno (56h): Resolução de problemas combinando os conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas e teórico-práticas. Avaliação: contínua (questionários (10%) + trabalho de grupo (15%) + teste (75%)) ou por exame final.