Disciplina Curricular
Hidrologia H
Licenciatura Bolonha em Engenharia Florestal e dos Recursos Naturais - LEFRN 2023-2024
Contextos
Grupo: LEFRN 2023-2024 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares
Período:
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Fornecer aos alunos conhecimentos que lhes permitam quantificar os fluxos e armazenamentos de água na componente terrestre do ciclo hidrológico, a sua interacção com os mecanismos biológicos introduzidos através da actividade agrícola, a manutenção dos ecossistemas criados, assim como prever futuras disponibilidades e necessidades em água em contexto de alterações climáticas. Os alunos adquirem também as bases para a compreensão de aspetos relativos ao planeamento e gestão dos recursos hídricos.
Programa
0. Hidrologia, o que é e suas aplicações 1. Ciclo Hidrológico e Balanço hidrológico 1.1 Ciclo hidrológico 1.2. Bacia Hidrográfica 1.3 Balanço Hidrológico de Portugal Continental 2. Evaporação, interceção, transpiração e evapotranspiração 2.1 Definição e conceitos 2.2 Medição da evaporação, interceção, transpiração e evapotranspiração 2.3 Cálculo da evaporação, interceção, transpiração e evapotranspiração 2.4 Interceção e transpiração 2.5 Equações aconselhadas para o cálculo da evaporação e da evapotranspiração 2.6 Valores médios para Portugal continental 3. Precipitação 3.1 Obtenção de dados de base 3.2 Ajustamento de dados 3.3 Preenchimento de falhas 3.4 Precipitação sobre uma área 3.5 Análise altura –área-duração da precipitação 3.6 Análise de precipitações anuais, mensais e diárias 3.7 Análise de precipitações de curta duração 4. Infiltração 4.1 Conceitos relativos à água no solo 4.2 Infiltração 5. Escoamento 5.1 Introdução 5.2 Mecanismos e formação do escoamento 5.3 Fatores que influenciam o escoamento 5.4 Medição do escoamento 5.5 Análise do escoamento 5.6 Estudo do hidrograma 6. Relações precipitação – escoamento 6.1 Introdução 6.2 Influência dos fatores climáticos e fisiográficos 6.3 Modelação das relações precipitação-escoamento 6.4. Caso particular do Modelo de Thornthwaite-Matter 6.5 Tempos característicos das relações precipitação-escoamento 6.6 Estimativa dos volumes de cheia, caudais de ponta de cheia e hidrograma de cheia
Métodos de ensino e avaliação
As horas semanais estão repartidas por 1 h de aula teórica (T) e 3 h de aula teórico-prática (TP). Nas aulas teóricas far-se-á a apresentação dos fundamentos teóricos necessários para a compreensão e realização dos problemas das aulas práticas. No entanto, na aulas teóricas serão também apresentadas aplicações práticas e resolvidos exercícios para melhor compreensão da matéria. Aconselham-se os alunos a frequentar as aulas teóricas para otimizar o seu desempenho nas aulas práticas. Para acesso à avaliação, os alunos devem obter frequência através da presença em 75 % das aulas teórico-práticas. Estão sujeitos a este regime todos os alunos inscritos na UC, com exceção dos estudantes-trabalhadores. A avaliação será feita por exame final, com inscrição obrigatória na plataforma FENIX. O exame final consiste numa prova escrita, sem consulta, com uma componente teórica (perguntas de escolha múltipla e de V/F) e uma componente prática (resolução de exercícios). Os pesos de cada componente são: teórica 30 % e prática 70 %; Uma classificação igual ou superior a 10 valores confere a aprovação na UC