Disciplina Curricular
Sistemas Agroflorestais SAg
Licenciatura Bolonha em Engenharia Florestal e dos Recursos Naturais - LEFRN 2023-2024
Contextos
Grupo: LEFRN 2023-2024 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares
Período:
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta unidade curricular tem os seguintes objetivos: Obj.1: Proporcionar a compreensão dos princípios e processos biofísicos dos sistemas agroflorestais (SAF), considerando as escalas espacial e temporal. Obj. 2: Evidenciar o potencial papel das práticas agroflorestais como parte de sistemas sustentáveis de produção de alimentos, com foco particular nas condições mediterrâneas e num contexto de alterações climáticas. Obj. 3: Proporcionar conhecimento e compreensão sobre os principais tipos de sistemas agroflorestais em Portugal e suas práticas de gestão sustentável. Obj. 4: Capacitar os alunos para definir e implementar práticas agroflorestais sustentáveis numa escala local (exploração). Obj. 5: Dotar os alunos de conhecimentos para o desenho crítico de novos sistemas agroflorestais, considerando os três pilares da sustentabilidade: ambiental, social e económica.
Programa
1. O contexto histórico e atual dos sistemas agroflorestais (SAF) na Europa e em Portugal. 2. A classificação dos SAF. 3. Princípios biofísicos dos SAF. 4. SAF silvoaráveis 4.1. Motivações e condicionantes à seleção de espécies 4.2. Operações silvícolas 5. Os SAF silvopastoris 5.1. Motivações e condicionantes à seleção de espécies 5.2. Encabeçamento animal 6. O montado 6.1. Subericultura de precisão 6.2. Conservação e regeneração. 7. Outros SAF: 7.1. Vinha do enforcado 7.2. Quebra ventos 7.3. Lameiros 7.4. Food forests 8. Os SAF e os produtos florestais não-lenhosos. 9. Quantificação do desempenho do rendimento de um SAF
Métodos de ensino e avaliação
O curso incluirá aulas expositivas e discussão aberta de temas com base na bibliografia recomendada. Estratégias de aprendizagem ativa e sala de aula invertida serão usadas em alguns dos tópicos. A metodologia de análise de estudo de caso será implementada em alguns capítulos, nomeadamente na caracterização de várias tipologias de SAF. Uma viagem de campo de um dia poderá ser realizada com foco num dos estudos de caso abordados. Em alternativa poderá ser feita a apresentação de um projeto AF concreto por parte de um convidado. Em ambos os casos, serão sempre abordadas e discutidas as componentes social, ambiental e económica do caso estudo em questão. Estas atividades poderão ser desenvolvidas em conjunto com outras unidades curriculares (ex: introdução aos fogos rurais, silvicultura). Os critérios de avaliação incluem: participação ativa nas aulas, desenvolvimento de um projeto individual e exame final.