Disciplina Curricular
Ecologia e Gestão de Recursos Cinegéticos EGEC
Licenciatura Bolonha em Engenharia Florestal e dos Recursos Naturais - LEFRN 2023-2024
Contextos
Grupo: LEFRN 2023-2024 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares
Período:
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
• Saber articular o conceito de gestão de recursos cinegéticos com a de gestão de recursos naturais renováveis; • Entender a relação entre gestão de recursos cinegéticos cinegética e a gestão de outros recursos agro-florestais; • Compreender a importância dos recursos cinegéticos na valorização dos espaços agro-florestais; • Entender os benefícios da gestão dos recursos cinegéticos para a conservação da biodiversidade e dos serviços do ecossistema; • Adquirir conhecimento sobre os principais princípios de gestão e ordenamento de recursos cinegéticos; • Adquirir conhecimento sobre as principais ferramentas de gestão do habitat com fins cinegéticos e de conservação da biodiversidade; • Saber relacionar os conceitos da ecologia (competição, predação, capacidade de sustentação, recursos limitantes) com a gestão sustentável de recursos cinegéticos; • Contactar com um estudo de caso real exemplificativo de gestão cinegética sustentável.
Programa
O que é a cinegética e o ordenamento cinegético? Princípios de gestão sustentável de espécies cinegéticas. A utilização sustentável dos recursos silvestres, florestais e agrícolas. A cinegética como actividade geradora de rendimento complementar e de valorização dos recursos agro-florestais. A cinegética e a conservação da biodiversidade. Principais espécies de caça maior e menor em Portugal. Relação com a gestão do habitat. Capacidade de sustentação. Principais determinantes da capacidade de sustentação. Efeitos da competição intra-específica e inter-específica na capacidade de sustentação. Ferramentas de gestão do habitat. Cortes de vegetação e fogo controlado. Relação entre fogo e qualidade do habitat. Técnicas para melhoria da capacidade de sustentação de habitat. Pontos de água e comedouros. Culturas para a fauna. Introdução aos predadores e ao controlo de predadores. Predadores oportunistas e especialistas. Controlo da predação e ciclo biológico das espécies cinegéticas.
Métodos de ensino e avaliação
O ensino consistirá sobretudo em exposição oral em sala de aula, estimulando a discussão e capacidade crítica e de argumentação dos alunos. Para além dos conceitos teóricos, os alunos serão expostos a estudos de caso reais, em aulas teórico-práticas, nas quais se discutirá a aplicação dos conceitos lecionados, em situações concretas de gestão de recursos cinegéticos. Os alunos serão também expostos a investigação recente sobre os temas abordados, com discussão de vantagens e inconvenientes das metodologias usadas. A avaliação terá duas componentes: 1) apresentação de um trabalho de pesquisa bibliográfica (25% do valor da nota final) sobre um dos temas abordados complementado com uma apresentação oral (25% valor da nota final) e discussão do trabalho na classe; 2) teste escrito final englobando toda a matéria leccionada durante o semestre (50% valor da nota final).