Disciplina Curricular

Modelos e Simuladores para Apoio à Gestão da Floresta MSAGF

Licenciatura Bolonha em Engenharia Florestal e dos Recursos Naturais - LEFRN 2023-2024

Contextos

Grupo: LEFRN 2023-2024 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares

Período:

Peso

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O objetivo da UC é que os alunos adquiram os conhecimentos básicos sobre modelos e simuladores da floresta na ótica do utilizador tendo como objetivos específicos que os alunos: - compreendam a diferença entre modelos e simuladores, bem como a diferença entre modelos de base empírica e fisiológica orientados para a gestão; - adquiram noções gerais sobre as expressões matemáticas que constituem um modelo (exº funções de crescimento, equações alométricas) e as diferentes fontes de dados disponíveis para o desenvolvimento de modelos; - compreendam a importância da produtividade da estação e os principais fatores que a determinam (como é expressa a produtividade nos modelos empíricos e de base fisiológica); - conheçam em detalhe, na ótica do utilizador, os principais tipos de modelos da floresta disponíveis em Portugal e se familiarizem com os simuladores florestais em que estes estão integrados; - consigam utilizar os modelos e simuladores florestais como ferramentas de apoio à gestão florestal para as principais espécies florestais portuguesas.

Programa

1. Módulo I: Conceitos base relacionados com modelos e simuladores para apoio à gestão florestal a) Introdução aos modelos e simuladores florestais como suporte à gestão florestal b) Modelos empíricos e de base fisiológica orientados para a gestão; modelos da árvore, com distribuição de diâmetros e do povoamento; c) Breve introdução às expressões matemáticas que constituem os modelos de crescimento (exº funções de crescimento, equações alométricas) e às diferentes fontes de dados disponíveis para o desenvolvimento dos mesmos; d) Principais fatores que determinam a produtividade da floresta e como é que esta é avaliada com recurso a modelos empíricos e de base fisiológica; 2. Modulo II: Modelos e simuladores para apoio à gestão florestal em Portugal a) O website FCTools, a plataforma sIMfLOR e o simulador da floresta StandsSIM.md; b) Modelos de povoamento: GLOBULUS; c) Modelos com distribuição de diâmetros: PBRAVO, MODISPINASTER; d) Modelos da árvore individual: PINASTER, PINEA, CASTANEA, SUBER; e) Aplicações práticas dos modelos para as diferentes espécies florestais para responder a questões concretas que apoiem a gestão florestal.

Métodos de ensino e avaliação

Métodos de ensino: A UC é composta por aulas teóricas e teórico-práticas e assenta maioritariamente na resolução de exercícios pelo docente a titulo de exemplo e na resolução de exercícios ou casos-estudo pelos alunos em grupo. Os trabalhos e/ou casos-estudo serão apresentados em aula e discutidos com o docente e restantes colegas. No caso das aulas teóricas os alunos terão acesso antecipado ao material de estudo e as aulas centrar-se-ão na discussão dos conceitos. Avaliação: Os alunos serão avaliados no final de cada capítulo: desenvolvimento de uma questão, resolução de um exercício ou caso-estudo. A avaliação terá lugar no fim de cada capitulo de cada módulo. Na última aula há uma sessão de debate para defesa de notas acima de 16/20 para defesa de nota. Caso a nota da média das avaliações for inferior a 10/20 o aluno terá de ir a exame final.

Disciplinas Execução

2024/2025 - 1º semestre

2023/2024 - 1º semestre