Disciplina Curricular
Recursos Faunísticos RF
Licenciatura Bolonha em Engenharia Florestal e dos Recursos Naturais - LEFRN 2023-2024
Contextos
Grupo: LEFRN 2023-2024 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares
Período:
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Desenvolver conhecimento da ecologia de invertebrados e vertebrados associados aos ecossistemas florestais, incluindo áreas húmidas e ribeirinhas. Conhecer a diversidade animal relacionada com a diversidade estrutural da floresta. Conhecer as noções de entomologia, nas componentes de taxonomia, biologia e ecologia dos insetos florestais. Compreender as funções ecológicas desempenhadas por diferentes grupos ecológicos e a sua relevância no funcionamento dos ecossistemas florestais, como seja o consumo de plantas, dispersão de sementes, polinização, decomposição de materiais lenhosos, regulação de outras populações. Compreender o efeito das alterações ambientais e antropogénicas nas populações e comunidades de animais florestais. Saber como caracterizar a diversidade de recursos faunísticos, a utilização dos habitats e a sua correta gestão para cada grupo taxonómico. Saber como inventariar grupos específicos através de armadilhas, indícios visuais e sonoros.
Programa
Diversidade taxonómica e funcional dos animais nos ecossistemas florestais. Relação da diversidade estrutural das florestas com a diversidade de diferentes grupos faunísticos. Noções de entomologia florestal: grupos taxonómicos, biologia, ciclos de vida. Os invertebrados do solo e sua função na decomposição da matéria orgânica. Insetos fitófagos e suas guildas alimentares. Insetos polinizadores. Artrópodes reguladores de outras populações: predadores, parasitas e parasitoides. Amostragem de invertebrados. Diversidade e grupos funcionais de vertebrados associados aos ecossistemas florestais, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Medidas de gestão florestal para o melhoramento dos habitats de vertebrados. Amostragem de vertebrados.
Métodos de ensino e avaliação
São dadas aulas de exposição oral sobre aspetos teóricos relativos a cada tema e aulas práticas de campo ou laboratório. Nas aulas de campo os alunos aprendem a amostrar e monitorizar diferentes grupos animais usando métodos apropriados. Nas aulas laboratoriais os alunos usam equipamento ótico (lupa binocular) que permite a observação detalhada dos animais e a sua identificação com recurso a chaves taxonómicas. A avaliação é contínua feita com componentes de trabalho em equipa (relatórios de trabalhos de campo, laboratoriais e visitas, ou trabalhos de síntese e exposição sobre temas apresentados). Esta componente de avaliação representa 50%. Teste teórico no final do trimestre (50%). Exame final alternativo: 60% da nota final (avaliação contínua prévia atribui 40%).