Disciplina Curricular
Introdução aos Fogos Rurais IFR
Licenciatura Bolonha em Engenharia Florestal e dos Recursos Naturais - LEFRN 2023-2024
Contextos
Grupo: LEFRN 2023-2024 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares
Período:
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Conhecer os principais determinantes biofísicos e demográficos dos regimes de fogo em Portugal, para compreender os padrões espaciais e temporais de ocorrência do fogo. Perceber as relações entre condições meteorológicas e ocorrência de grandes incêndios. Apresentar os fundamentos da combustão da vegetação. Avaliar o risco de incêndio em função do tipo de vegetação e uso da terra. Perceber o fogo como fenómeno territorial (i.e. rural) e não sectorial (i.e. florestal), e as causas dos fogos rurais.
Programa
Aspectos básicos dos regimes de fogo em Portugal. Os fogos rurais e as dinâmicas do uso da terra. Causas dos fogos: classificação e estatísticas. Perfis psico-sociais dos incendiários. Física e química da combustão de fitomassa: propriedades intrínsecas dos combustíveis, fases e produtos da combustão, mecanismos de transmissão de calor. Propriedades extrínsecas dos combustíveis, sua inventariação e modelação para o programa BehavePlus - Fire Modeling System. Meteorologia do fogo. O papel das secas e das ondas de calor. Interacções entre o vento e a topografia. Situações sinópticas geradoras de elevado perigo meteorológico. O índice Canadiano de perigo meteorológico de incêndio (Fire Weather Index, FWI).
Métodos de ensino e avaliação
Serão utilizadas diversas abordagens de ensino (aulas expositivas, aulas de laboratório, trabalho em grupo). As aulas teóricas, centradas no professor, e aulas práticas, centrado no aluno, complementam-se na concretização dos objectivos educativos: as primeiras são úteis para introduzir um novo tema, enquanto as segundas permitem aos alunos explorar novos conceitos e desenvolver uma compreensão mais profunda. Sempre que possível, serão utilizados dados reais relativos ao regime florestal e de incêndios em Portugal (por exemplo, tipo de vegetação, dados meteorológicos). Será utilizado o software BehavePlus - Fire Modeling System (https://www.frames.gov/behaveplus/home) nas aulas práticas. Poderão ser convidados especialistas para apresentar tópicos ou projectos de investigação, e organizadas visitas de estudos. Estas actividades poderão ser desenvolvidas em conjunto com outras unidades curriculares (por exemplo Sistemas Agroflorestais). Os critérios de avaliação incluem: participação activa nas aulas, desenvolvimento de um projecto (trabalho de grupo) e exame final.